Seguindo a leste de Clock Town para a última localização, o Cânion Ikana, Link vai até um cemitério local. Lá ele enfrenta o Skull Keeta, um Stalchild gigante, e obtém o Captains’s Hat, uma espécie de máscara que o fará se passar pelo próprio Keeta. Com isso, ele pode enganar os subordinados e acessar locais abaixo dos túmulos, onde descobre a história dos Irmãos Compositores: Sharp foi ludibriado e vendeu sua alma e de seu irmão Flat ao demônio. Link aprende de Flat a Song of Storms (Canção da Tempestade), a qual ele compôs para aliviar a alma de seu irmão e dar-lhe seu perdão.
Ao finalmente chegar em Ikana, Link acaba por encontrar Sharp, e usa a Song of Storms para curar seu tormento, que tão grande era a ponto de não surtir efeito com o uso da Canção de Cura. Liberando-o da maldição, a nascente do riacho de Ikana, que estava seca, volta a jorrar. A água corrente é força motriz dos mecanismos de uma estranha casa localizada no meio daquele local desolado. Uma casa de aparência alegre e colorida, com um enorme megafone em seu topo. A música alegre que ele emite afugenta os Gibdos, múmias que perambulam pelo Vale de Ikana, a terra dos mortos.
Com esse episódio, Link consegue entrar na casa e salvar o pai da pequena Pamela, que foi amaldiçoado e transformado em um Gibdo. Com as informações ali obtida (e fazendo proveito da Máscara de Gibdo obtida, a qual permite comunicação com as múmias), o herói segue seu caminho até a sala do trono do Castelo Antigo de Ikana, onde enfrenta o rei morto Igos e seus subordinados.
Provando seu valor em batalha e demonstrando suas intenções, Link convence o rei de que ele será de ajuda para seu reino caído, e assim o monarca ensina a misteriosa canção Elegia ao Vazio, capaz de materializar um soldado sem alma, uma estátua à imagem de cada forma que Link pode assumir. Com o uso de seus “soldados”, Link torna-se capaz de subir a Stone Tower (Torre de Pedra) e alcançar o templo localizado em seu topo.