Voltar ao topo

Easter eggs e segredos

Os chamados easter eggs (ovos da páscoa em inglês) são brincadeiras e surpresas escondidas dentro de páginas da web, jogos e programas. O jogo Zelda Majora's Mask apresenta um bom número dessas surpresas, bem como alguns segredos interessantes.

#1 - Do a barrel roll!

Vá para tela de seleção de máscaras. Depois fica em evidência que a segunda coluna delas possui uma referência ao famoso jogo da Nintendo chamado Star Fox. Em ordem: Keaton Mask (Fox McCloud), Bremen Mask (Falco Lombardi), Bunny Hood (Peppey Hare), Don Gero's Mask (Slippy Toad), Mask of Scents (Pigma Dengar).

#2 - Doppelgängers

Embora não seja comprovado, as semelhanças entre o Happy Mask Salesman com Shigeru Miyamoto (criador e produtor geral de Zelda) e de Tingle com Koji Kondo (compositor da série) fazem muitos acreditarem que o design dessas personagens foi inspirado nos funcionários da Nintendo.

#3 - O homem das mil faces

O Happy Mask Salesman tem uma grande mochila nas costas com diversas máscaras. Você pode achar uma máscara que lembra o Mario e uma que se parece com a face do Mirror Shield. Há várias outras máscaras visíveis, com referências mais incertas, como Darth Maul de Star Wars, King Dedede (da série Kirby), uma máscara de lucha libre, e um homem que talvez seja Elvis Presley. Existe um rosto na cadeira do prefeito de Clock Town que também se assemelha a uma das máscaras na mochila do vendedor, sendo que uma tem expressão feliz e a outra triste.

#4 - À prova d'água

Na torre do relógio, transforme-se em Zora e mergulhe na água. Você será capaz de encontrar pedaços de alga que lembram um controle de Nintendo 64.

#5 - Zoando o Kafei

Apesar do jogo não ter uma física perfeita com qualquer personagem reagindo a impactos e afins, parece que deram uma atenção especial a Kafei. Se você passar por ele com a Blast Mask e explodir, o impacto irá desequilibrar o garoto. Ainda, como Deku, você pode atrair o cachorro de South Clock Town e fazê-lo derrubar o garoto mascarado quando ele estiver indo checar a caixa de correio (no exato momento em que ele estiver checando isso não funciona). Talvez essas reações tenham sido programadas em função do breve momento em que Kafei é controlável pelo jogador durante sua sidequest.

#6 - Solid Snake

Durante a perseguição aos Bombers, os de East Clock Town podem se esconder nos caixotes do meio da rua.

#7 - Vovó radical

Na parte de trás da cadeira de rodas da avó de Anju há o desenho de um tigre. Provavelmente uma referência à bruxa de Kakariko Village em Ocarina of Time, que usa o mesmo modelo de personagem e possui um pequeno tigre de estimação.

#8 - Higiene pessoal

Em cima da cama de Gorman na Stock Pot Inn há uma cueca. Se você usar a Mask of Scents, perceberá que ela emite cheiro. Usando um frasco vazio na fumaça roxa é possível coletar um cogumelo mágico (exatamente como no chão de Woods of Mystery). Se levado para a bruxa Kotake, ela fará uma poção azul gratuitamente. Com um cogumelo tirado da cueca suja de um cara. Você quer mesmo beber isso?

#9 - William Tell

Se você atirar no casal durante o minigame de tiro ao alvo no dia final, eles reagirão dizendo "Ow! That hurt!" (Ai! Isso dói!).

#10 - Orgulho da Sherazade

À meia-noite no primeiro dia, em North Clock Town, Sakon irá roubar a mercadoria da dona da loja de bombas. O procedimento normal é acertá-lo com a espada para recuperar a carga. Contudo, se você disparar um projétil como uma flecha ou as nadadeiras do Zora Link... as bombas recém-roubadas irão explodir e levar junto o ladrão. Como a mercadoria já era, você não receberá nenhuma recompensa.

#11 - A lebre que não dormiu na corrida

Se você for ao posto de correios quando o carteiro tiver terminado seu trabalho do dia, poderá participar de um pequeno jogo com ele. A brincadeira consiste em contar exatamente 10 segundos, mas o cronômetro da tela desaparece após 2 s. Bem, não se você entrar no jogo usando o Bunny Hood.

#12 - Houston, we have a problem

Se você ler os cartazes na parede da loja de bombas, verá que há planos para uma viagem à lua em um foguete propulsionado por bombas (!). De fato, o atendente da loja fica normalmente trabalhando no veículo e sai de trás dele quando você entra na loja.

#13 - Treme-treme

Em diversas partes de Clock Town há estatuetas de vacas, daquele tipo que balança a cabeça. E de fato elas balançam se você rolar e se esbarrar onde elas estão, ou quando acontecem solavancos provocados pela lua. São 10 ao todo (e isso pode ser perguntado no Quiz Keaton).

#14 - Decoração perigosa

Na Curiosity Shop há uma armadura de Iron Knucle usada como decoração (ou talvez seja um item roubado à venda). Diferente dos inimigos enfrentados em batalha, esta é dourada e possui uma espada em vez de um machado.

#15 - Agente duplo

O vendedor do Trading Post e da Curiosity Shop são na verdade a mesma pessoa. Quando o indivíduo está em sua loja suspeita de itens roubados ele tenta disfarçar o visual tirando sua peruca e colocando óculos escuros, mas a incansável coceira nas costas denuncia facilmente. Normalmente quando o Curiosity Shop está aberto, um outro funcionário fica no Trading Post; contudo, isso não acontece na noite do segundo dia antes das 21 h. Pode ter sido descuido dos desenvolvedores do jogo ou evidência de que no fim das contas os vendedores não são a mesma pessoa.

#16 - Dacin' Days

Se você se aproximar ao espantalho (Trading Post, Astral Obsrvatory) usando a Kamaro's Mask, ele irá dançar freneticamente.

#17 - Um pedacinho do Great Sea

No observatório dos astros, se Link quebrar um pequeno pote que se encontrará um papel com um golfinho desenhado. Ou seja, referência ao codinome do Nintendo GameCube durante seu desenvolvimento.

#18 - Skull Kid esteve aqui

Se você olhar pelo telescópio no observatório astral e mirar no chão, poderá notar um grande desenho do Skull Kid feito na grama.

#19 - Filma nóis, Galvão

Se você olhar pelo telescópio do observatório, pode observar alguns homens pulando e acenando em Termina Field. Eles não aparecem se você for pessoalmente até lá, mas seus lugares indicam segredos como um buraco escondido ou um baú. O estagiário do Trading post também pode ser visto, pendurado em uma árvore tentando alcançar algumas rupees vermelhas. Outra coisa que pode ser observada são dois Guays. Um deles aparece ao focar no "vulcão" de Woodfall e o outro entre as montanhas de Snowhead e Ikana. Esses pássaros voarão por um tempo e por fim cada um depositará uma rupee vermelha em Termina Field.

#20 - Arrependido do vandalismo

Se você quebrar qualquer placa no jogo e tocar Song of Healing, ela será restaurada.

#21 - Artista de rua

Existe um guay (pássaro) solitário voando em círculos perante as paredes da cidade central. Toque uma das canções dos templos com seu respectivo instrumento (por exemplo, New Wave Bossa nova como Zora Link) e ele soltará algumas rupees.

#22 - Pichação

É possível obter algumas rupees ao bater em um desenho do Skull Kid.

#23 - Foi uma pedra que me contou

Coloque uma bomba perto da Gossip Stone (Pedra da Fofoca). A explosão fará a pedra voar para o céu após uma breve contagem. E Se você tocar Song of Storms perto de uma dessas pedras, uma fadinha irá aparecer e curar sua vida.

#24 - Água benta

A maldição que afeta Link ao ser atingido por um Bubble azul (impedindo de sacar a espada e usar flechas por um tempo) pode ser facilmente quebrada tocando Song of Storms.

#25 - Abracadabra

Se você tocar uma borboleta com a ponta de um Deku Stick, ela se transformará numa fadinha de cura.

#26 - Um inseto por uma rupee

Se você pegar um inseto com um frasco, pode soltá-lo próximo a um buraco na muralha sudeste da cidade. Ele subirá até lá e você ganhará uma rupee.

#27 - Vendo estrelas

No céu noturno de Termina podem ser vistas constelações que existem de verdade. São elas Orion e Cassiopeia. Esta última também está representada em um conjunto de pedras em um muro em Termina Field. Detonando bombas nessas pedras, algumas rupees podem ser obtidas.

#28 - O iluminado

Se você matar alguns inimigos usando flechas de luz, a recompensa será uma rupee roxa (50 rupees).

#29 - Saudades de Hyrule

Na parte norte de Termina Field, na área nevada, há uma parede com um desenho do Skull Kid e algumas "notas musicais". Se você tocar a sequência indicada, algumas rupees sairão da parede. A sequência varia, e em algumas vezes podemos reconhecer as músicas do jogo anterior, Ocarina of Time, que não foram reaproveitadas em Majora's Mask.

#30 - Leite fresco

Assim como em Ocarina of Time, se você tiver um frasco vazio e tocar Epona's Song em frente a uma vaca, ela dará leite gratuitamente.

#31 - O clássico dos clássicos

Uma tradição da série Zelda é a revolta dos cuccos. Bata excessivamente em um desses galináceos e um exército deles será invocado para bicar Link até a morte. Game over.

#32 - Irmãs Koopa

Cremia e Romani usam broches com o formato da cabeça de Bowser, o costumeiro chefe dos jogos de Mario. Essa referência já existia nos modelos de personagem idênticos usados em Ocarina of Time.

#33 - Chateau Cremia

Se você já tiver a Romani Mask e fizer novamente as vezes de guarda da carroça da Cremia para ela entregar na cidade, a recompensa pode variar entre uma enorme rupee (300) ou um caloroso abraço. Tenha em mente que Link é bem mais baixinho que ela, então...

#34 - Uma grande bruxa

Para alcançar o balcão de sua própria loja de poções, Kotake precisa subir em uma caixa de limões. Tente ficar de costas para ela e centrar a câmera com o botão Z para descobrir este pequeno segredo.

#35 - Irrigando a lavoura

Para fazer feijões mágicos crescerem é preciso jogar água após plantá-los, o que normalmente é feito com o auxílio de um frasco. No entanto, se você já aprendeu Song of Storms no jogo, basta tocá-la que a chuva faz esse trabalho.

#36 - Tamanho G

Assim como em Ocarina of Time, se você matar dez Guays ou Leevers em seguida, aparecerá um deles em versão gigante.

#37 - Flashback Hits

Vá até as salas onde se encontram cada membro dos Indigo-Go's (Banda Zora) tocando seus respectivos instrumentos, você poderá perceber que cada um toca músicas oriundas dos velhos jogos de Zelda: o pianista e o baixista tocam, respectivamente, as músicas de game over e tema dos calabouços do primeiro Zelda, enquanto o baterista toca o Small Dungeon Theme de A Link to the Past.

Ainda, a música principal tocada pela banda, apesar de ser uma melodia inédita, recebe o nome da canção tocada em Link's Awakening: Ballad of the Wind Fish.

#38 - Exterminador

Se você matar todos os Bad Bats de Ikana Graveyard no segundo dia, o coveiro Dampé lhe recompensa com 30 rupees.

#39 - Levanta defunto

Se você falar com Dampé usando o Captain's Hat, Garo Mask ou Gibdo Mask, ele vai correr apavorado.

#40 - Não tenho gosto bom

Na forma de Goron ou Deku, embora Gibdos e ReDeads ainda causem as horripilantes paralisias, eles não te atacarão.

#41 - Despindo a múmia

Se você atirar uma fleche de fogo em um Gibdo, as bandagens irão queimar e por baixo delas se revelará um ReDead. Esse tipo de comportamento é visto em todos os Zeldas que possuem Gibdos, mas nos jogos 2D eles se transformam em Stalfos.

#42 - Esse só água benta resolve

Se você tentar tocar Song of Healing para Flat (o fantasma da caverna em Ikana), verá uma cutscene diferente, mas o efeito de cura não irá acontecer. Nesse caso específico, só mesmo a Song of Storms pode curar o espírito desgarrado.

#43 - Boo! Adeus, Gibdos!

A música Farewell to Gibdos, tocada pelo enorme alto-falante em cima da casa de Pamela e seu pai, em Ikana, é muito similar à música de carrossel (Merry-Go-Round) tocada em Super Mario 64, no estágio Big Boo's Haunt.

#44 - Curando a ganância

Se você tocar Song of Healing para o Colecionador de Poes, obterá um desconto em seu jogo de luta contra as Poe Sisters. Em vez de 30, serão cobradas 10 rupees.

#45 - Voa, voa, aviãozinho

Em cima de um dos pilares do pátio do castelo repousa um aviãozinho de papel. Como uma coisa dessa foi parar ali?

#46 - Marcha, soldado!

Se Link usar a Bremen Mask na batalha contra os Igos Servants, eles irão cessar seus ataques e retornarão a andar pela sala. Logo, a máscara é útil para atacá-los, isso se você tiver uma boa sincronização de tempo em relação à remoção e colocação da máscara.

#47 - Um rei não é enganado tão facilmente

Ao iniciar a luta contra o próprio Igos, coloque o Captain's Hat e assista a uma engraçada cutscene em que o rei de Ikana quase é enganado pelo seu disfarce de Skull Keeta.

#48 - Pegadinha das deusas

Não se sabe ao certo a influência das três deusas criadoras de Hyrule no universo de Termina. Com o folclore de máscaras e gigantes e de uma Deusa do Tempo, não há menção explícita a Din, Nayrun e Farore, as criadoras da Triforce. No entanto, na cena em que Skull Kid transforma Link em Deku, vemos triângulos projetados sob holofotes que lembram uma Triforce desalinhada. Fora essa, a única outra referência aos triângulos sagrados fica esculpida nos blocos de Stone Tower.

#49 - Apressado

Você pode tocar Oath to Order no topo da Clock Tower para chamar os gigantes antes de completar os quarto templos. Apenas os que você já salvou aparecerão, mas um a três não são suficientes para deter a lua. Após isso você terá um minuto para voltar no tempo, ou ficar e encarar a destruição de Termina.

 

Conhece algum easter egg, aparição ou segredo que esquecemos de colocar aqui? Conta pra gente!