O desenho animado de Zelda foi uma produção da DiC Entertaiment (que fazia centenas de desenhos clássicos dos anos 80 e 90). Foram produzidos 13 episódios de duração média de 11 a 13 minutos, que foram ao ar no ano de 1989 (dois anos depois do lançamento do primeiro Zelda nos Estados Unidos) e passava semanalmente dentro do Super Mario Super Show.
A série chegou a ser exibida na TV Globo em 1991 e entre os anos de 1995 e 1996, mas não encontramos vestígios de que essa versão, dublada em Português, tenha sido preservada. Por isso, preparamos legendas para todos os episódios, em colaboração com o Lucas Souza, que tinha esse projeto engavetado há vários anos.
Com um humor típico dos desenhos da década de 80 e o bordão “excuuuuse me, princess” (desculpa aí, princesa) usado exaustivamente em todos os episódios, a série alcançou grande má fama. Considerando todo o contexto da época de sua produção, é possível apreciar a qualidade geral da obra e se divertir. Baseado praticamente apenas no primeiro The Legend of Zelda, diversas adaptações interessantes foram feitas para tornar naturais os elementos do jogo.
Nesta história, Ganon é portador da Triforça do Poder e está sempre tentando roubar a da Sabedoria, que fica sob a posse de Zelda no castelo de Hyrule. (No primeiro jogo da série não existia a Triforça da Coragem, que também não aparece aqui). Link é um herói incumbido de proteger a relíquia, mas possui um temperamento preguiçoso e malandro, e está sempre tentando descolar um beijo da Princesa. A própria Zelda é independente e aventureira em um nível bem maior do que se costuma ver nos jogos.
Infelizmente, tanto Zelda quanto o Super Mario Super Show como um todo não alcançaram o sucesso comercial esperado e o cancelamento veio com o fim da primeira temporada. Com uma quantidade reduzida de histórias, vale a pena reservar umas poucas horas e conferir tudo. Deixamos abaixo os 13 episódios legendados (ative as legendas no player do YouTube!). Lembre que eles são um produto de quase 30 anos atrás e divirta-se!
1 – O Impostor (The Ringer)
Ganon se disfarça como competidor de um concurso de magos amadores para tentar roubar a Triforça da Sabedoria. Cabe a Link e Zelda descobrir a farsa e impedir o plano.
Exibição original: 8 de setembro de 1989
2 – Feitiços Resfriados (Cold Spells)
Enquanto Link finge estar doente para escapar dos afazeres domésticos, Ganon lança um feitiço na fada Spryte para deixá-la cheia de energia e distrair a todos, enquanto ele tenta mais uma vez roubar a Triforça da Sabedoria.
Exibição original: 15 de setembro de 1989
3 – O Cavaleiro Branco (The White Knight)
Quando o galante príncipe Façade surge para salvar o dia e roubar o coração de Zelda, Link é escanteado e, com ciúmes, precisará de medidas (ainda mais) desesperadas para ter a atenção de sua princesa.
Exibição original: 22 de setembro de 1989
4 – O Beijo (Kiss ‘n Tell)
Após salvar uma donzela em apuros, Link ganha um beijo, mas isso o transforma em um sapo. Agora ele precisará encontrar uma forma de quebrar o encantamento.
Exibição original: 29 de setembro de 1989
5 – Canção para o Unicórnio (Sing for the Unicorn)
Montado em um unicórnio, Ganon sequestra o rei Harkinian para exigir a Triforça da Sabedoria como resgate. Link e Zelda precisam ir ao resgate do monarca antes que ele seja jogado em um poço sem fundo. Para isso, contarão com a ajuda de uma misteriosa guerreira mascarada.
Exibição original: 6 de outubro de 1989
6 – Aquela Senação Profunda (That Sinking Feeling)
Após ter seu piquenique arruinado por tektites, Zelda se irrita pra valer e decide usar a Triforça da Sabedoria para derrotar Ganon de uma vez por todas. Enquanto isso, o vilão usa um ímã mágico para afundar o castelo no Submundo.
Exibição original: 13 de outubro de 1989
7 – Doppelgänger
Ganon envia um espelho mágico para Zelda, o qual cria uma cópia maligna da princesa. Link precisará saber quem é a Zelda verdadeira e impedir que os moblins roubem a Triforça.
Exibição original: 20 de outubro de 1989
8 – Conexões com o Submundo (Underworld Connections)
Um grupo de Vires parte a Triforça da Sabedoria em três fragmentos. Mesmo conseguindo derrotar os monstros e recuperando uma das partes, Link e Zelda precisarão ir em busca das outras duas, que caíram no Submundo.
Exibição original: 27 de outubro de 1989
9 – Ferrar com os Outros (Stinging a Stinger)
Link salva um homem de ladrões, e como “recompensa” ele oferece uma espada em troca da Crispada, sob a promessa de que a nova arma torna seu portador “irresistível para as mulheres, especialmente princesas”. Logo nosso herói descobrirá que não fez um bom negócio…
Exibição original: 3 de novembro de 1989
10 – Ócio do Ofício (Hitch in the Works)
Mais uma vez obrigado por Zelda a ficar no castelo fazendo tarefas domésticas, Link pede ao mago da corte para criar um Moblin mecânico, assim o “herói” “salvaria” a princesa do “perigo”, levando-a a reconhecer seu valor. O que ele não contava era com Moblins de verdade sequestrando-a para forçar um casamento com Ganon.
Exibição original: 10 de novembro de 1989
11 – Fadas na Fonte (Fairies in the Spring)
O rei Harkinian decidiu construir um parque aquático em Hyrule, mas os trabalhadores são atacados por monstros e Sua Majestade acaba sendo raptado mais uma vez, restando a Link e Zelda irem ao seu resgate.
Exibição original: 17 de novembro de 1989
12 – O Elo Perdido (The Missing Link)
Ganon tenta capturar Zelda com seu novo Bastão do Poder, mas a magia acaba ricocheteando e separando o espírito de Link de seu corpo. Mesmo em seu estado “fantasma”, ele precisará se unir a Zelda para recuperar seu corpo no Jarro do Mal.
Exibição original: 24 de novembro de 1989
13 – Os Moblins se Rebelam (The Moblins are Revolting)
Sendo derrotados mais uma vez, os capangas de Ganon começam a culpar seu mestre pelo fracasso e se amotinam, prendendo-o em uma bolha mágica e libertando todos os monstros do Jarro do Mal para um ataque a Hyrule.
Exibição original: 1 de dezembro de 1989