A classificação quanto ao estilo de jogo de The Legend of Zelda é um tanto controversa para a maioria dos jogadores. Alguns apontam a série de jogos como aventura, outros acham que é um action-RPG, e apesar da série já ter experimentado inclusive o estilo FPS (tiro em primeira pessoa), talvez o mais correto seja afirmar que ela não se encaixa em nenhum padrão especifico de jogos.
Zelda é uma coletânea de conceitos reunidos em prol de uma jogabilidade satisfatória, e nessa coletânea pegam-se emprestadas mecânicas de diversos estilos de jogos. Uma dessas mecânicas, a que será abordada nesse artigo, está longe de ser a mais essencial da série, afinal ela não desenvolve o enredo nem é necessária pra a evolução do jogo, podemos inclusive passar por ela sem ao menos nos dar conta de sua existência ou simplesmente ignora-la, então dê uma pausa, e vamos relembrar algumas das inúmeras side quests da série.
Gratitude Crystals – Skyward Sword
Batreaux é um dos moradores mais diferentes de Skyloft. O demônio que sonha em ser humano mora na parte inferior da ilha principal. A descoberta de sua casa por si só já é uma side quest e sua apresentação semelhante à de um chefe é outra surpresa. Depois de conversarmos com o “morcegão”, a side quest que visa juntar os 80 Gratitude Crystals pode ser iniciada. Todas as vezes que ajudamos um dos moradores de Skyloft somos presenteados com Gratitude Crystals. Os “favores” são diversos e alguns precisam de um pouco mais de paciência para serem completados . À medida que vamos cumprindo essas missões e juntando os cristais, Batreaux vai nos dando itens e rupees pelo nosso esforço. Completando todos os cristais, o demônio é transformado em humano (apesar de continuar quase idêntico a sua forma anterior) e a aura maligna que estava atraindo os monstros a Skyloft é dissipada.
Gold Skulltulas – Ocarina of Time
Na casa velha em Kakariko Village vive uma família amaldiçoada por sua ganância. Um grupo de Skulltulas que para ser libertado dessa maldição precisa de nossa ajuda. A missão aqui é derrotar as 100 Gold Skulltulas que estão espalhadas por toda Hyrule e recolher seus “espíritos”. À medida que vamos completando a quest, os componentes da família vão sendo restaurados um a um e – por gratidão – vão dando itens reconhecendo nosso esforço. O último e mais demorado é o pai dos demais e precisa de incríveis 50 Gold Skulltulas para retornar a sua forma original. Além de ser uma das quests mais lembradas pelos fãs, ela requer certa paciência, já que é fácil se confundir e não lembrar se pegamos ou não determinada Skulltula, por ter que viajar no tempo entre presente e futuro pra encontrar todas, além de ter que levar insetos nas garrafas ou esperar anoitecer para encontra-las.
Masks – Majora’s Mask
O jogo mais sombrio da série também pode ser um dos mais difíceis e divertidos. A mecânica das máscaras funciona bem, dando ao gameplay uma característica especial, diferenciada. Assim que aprendemos a música Song of Healing somos apresentados à dinâmica do jogo. Colocar e tirar uma máscara podia alterar a jogabilidade com Link, dando a ele características próprias de cada um das máscaras, que são em 24, se somadas à
Fiercy Deity’s Mask
. Mas conseguir todas elas não é uma missão simples. Cada uma pode ser encontrada de uma forma diferente, exigindo uma side quest especifica para cada máscara. Algumas mais simples outras mais complexas. No entanto, é difícil passar pelo jogo sem querer reuni-las, afinal algumas tinham efeitos muito bons e que poderiam ajudar no desenvolvimento do jogo e só colecionando todas elas era possível conseguir a última.
Golden Bugs – Twilight Princess
Que as pessoas sempre estão pedindo coisa em Zelda isso não é novidade para ninguém. Mas se essa é a premissa das side quests, então não há muito o que reclamar. É em Castle Town que mora Agitha, a “princesa dos insetos”. A menina que se veste no melhor do estilo Lolita e com uma casa pra lá de diferente, é aficionada pelas pequenas criaturas, em especial os Golden Bugs. Os insetos fosforescentes que carregam a marca da Triforce(?) são em 12 pares diferentes. Agitha explica que vai dar uma festa e que os insetos convidados por ela podem ter se perdido no caminho(?) e pede ajuda para os encontrar e os trazer até seu castelo(?).
Os insetos estão espalhados por Hyrule, escondidos em árvores, ruínas, casas, etc. Não são muito difíceis de encontrar desde que se tenha certa atenção, já que durante o dia, por não estarem destacados pela próprio brilho, eles ficam mais difíceis de serem vistos.
Nintendo Gallery – Wind Waker
Qual side quest foi a mais difícil que você já completou em Zelda? Isso é uma pergunta com uma resposta variável já que o nível de dificuldade pode ser diferente para cada pessoa. No entanto a resposta pode se tornar uníssona quando se passa pela experiência de completar a Nintendo Gallery. Num dos arquipélagos do Great Sea, perto de Forest Haven, temos a ilhota que abriga a galeria. Nessa galeria mora Carlov, o escultor, que ao receber uma das fotos de algum dos personagens do jogo, cria uma figura respectiva que fica abrigada numa das sete salas da galeria. A dificuldade começa quando descobrimos que Carlov só aceita fotos coloridas, tornando obrigatória a finalização da quest referente à Deluxe Pitco Box, em seguida são horas navegando no Great Sea atrás das fotos de todos os personagens (de tudo que se move na verdade, de caranguejos a chefes) que geram 137 figuras para a galeria, onde 7 delas são conseguidas sob circunstâncias especificas e outras têm chances limitadas de serem conseguidas.
Gems – Phantom Hourglass
Ciela, Leaf e Neri são as três fadas, espíritos da Coragem, Poder e Sabedoria, respectivamente, que ao terem seus poderes restaurados pelas suas respectivas gemas nos dão certas habilidades. Existem 20 de cada gema e 60 ao todo, espalhadas por toda parte. As Courage Gems dão a habilidade de lançar cortes de ar com a espada, acertando inimigos à distância; as Power Gems deixam a espada pegando fogo, aumentando seu poder de ataque; já as Wisdom Gems aumentam a defesa, além de fazer os inimigos que baterem no escudo ficarem atordoados. As habilidades possuem dois níveis diferentes, ativados com 10 e 20 gemas cada, mas só uma das três habilidades pode ser equipada por vez. Lembrando que, para conseguir essas habilidades, é necessário levar as gemas colecionadas até a Spirit Island, a ilha ao sul de Molida Island.
Rabbits – Spirit Tracks
Não é só do Tingle que é feita a nossa “vergonha alheia”. Outros personagens da série podem ser tão fora do convencional quanto o homem-fada. E “fora do convencional” pode ser um bom título ao homem-coelho: Bunnio.
O hylian, cujo sonho era criar um habitat para os coelhos de Hyrule, largou sua esposa em Castle Town e se mudou pra Forest Realm, afim de dar um lar aos seus amigos orelhudos. Os coelhos estão espalhados por todo o mapa, são 10 pra cada região, totalizando 50 coelhos. Os bichos ficam presos em pedras que, quando são acertadas pelo canhão do trem, dão inicio a um mini-game de captura. Toda vez que certa quantidade de coelhos é resgatada Bunnio nos presenteia com algo. Ao completar a quest podemos levar a mulher de Bunnio até onde ele está, onde ela descobre o motivo do sumiço do marido e se une a ele na realização de seu sonho.
Piece of Heart – Completando Corações
Completar os corações, encontrando os diversos pedaços espalhados pelo jogo, é a side quest mais clássica do universo da série. Ela existe em todos os títulos da franquia, e é claro que o número de pedaços de corações muda de jogo pra jogo, mas no fim, a dinâmica é mesma. Escondidos em locais secretos, conseguidos completando outras side quests ou até mesmo comprados, a busca pelos Pieces of Heart pode ser muito divertida. Alguns são prêmios dos diversos mini-games clássicos da série, outros são encontrados de maneira inusitada, mas o que vale de fato é conseguir todos eles. Não há nenhum bônus especifico para a façanha além do orgulho de ter conseguido completá-la.
Uma pausa pra descansar
As side quests são elementos originais de RPG, mas que casaram bem com a nossa tão amada série. Elas estão lá, não são obrigatórias, mas são divertidas de serem feitas. Podemos dizer inclusive, que são uma pausa na correria que é salvar o mundo. Trazendo o aspecto diversão mais pra perto do jogador, que pode ter a opção de fazer algo simplesmente pelo desafio de ser feito, ou pela necessidade de uma atividade menos focada no enredo principal, além de poder agregar coisas ao inventário como itens e rupees. Ainda existem outras muitas side quests além das citadas acima, que até mereciam ser citadas, e só não foram para não tornar esse texto ainda mais extenso. Mas para você, caro leitor, qual foi a side quest mais difícil/nostálgica que já completou? Acha que a existência delas se tornou algo necessário pra manter as características da série, ou simplesmente as ignora seguindo direto o enredo do jogo?