Voltar ao topo

Puro Entretenimento

Iwata Asks - The Wind Waker HD

Puro Entretenimento

Iwata: Está chegando a hora de encerrarmos, mas eu gostaria de finalizar pedindo a cada um de vocês para dizer algo àqueles que jogaram a versão original de The Legend of Zelda: The Wind Waker e para aqueles que não jogaram. Aonuma-san, você será o último, então vamos começar com Iwamoto-san.

Iwamoto: Eu pude fazer muitos novos ajustes neste remake, então eu ficaria contente se as pessoas que jogaram a versão original notassem as diferenças. Uma óbvia é como a velocidade do barco dobrou, e você pode pôr o mapa no Wii U GamePad em suas mãos, então é mais fácil aproveitar o mundo do jogo. E nós o fizemos compatível com o Miiverse22, então por favor experimentem isso.

22. Miiverse: Um serviço de rede que permite pessoas de todo o mundo se conectarem através de seus Miis e aproveitarem mais inteiramente video games integrados com o Wii U em nível de sistema. As pessoas podem interagir compartilhando seus pensamentos nas praças de seus jogos favoritos e postando ilustrações e comentários escritos à mão.

Daiki Iwamoto

Iwata: Muito bem. E para as pessoas que não jogaram o original?

Iwamoto: Eu simplesmente quero que elas mergulhem de cabeça! Algumas cenas desafiadoras aparecem à medida que você joga, mas se você passar delas e chegar até o fim, irá pensar: “Uau! Isso foi divertido!”

Aonuma: Comparado ao resto de nós, o ponto de vista de Iwamoto-san foi mais próximo ao de um jogador comum, então se ele está dizendo, deve ser verdade!

Iwata: E você, Takizawa-san?

Takizawa: Eu quero transmitir às pessoas que jogaram o original que a impressão que ele passa mudou tanto que vocês poderiam dizer que nós fizemos um novo mundo para o jogo.

Satoru Takizawa

Iwata: Em outras palavras, você está dizendo que é melhor do que o que eles lembram! (risos)

Takizawa: Estou confiante disto! Nós refizemos completamente a iluminação também, então acho que os jogadores poderão aproveitar este mundo renascido com entusiasmo. Algumas pessoas que não jogaram o original provavelmente estão pensando “Aquele jogo não foi lançado há mais de dez anos?” Mas é um jogo empacotado com diversão sem precedentes que não parece velho.

Iwata: Sim, ele realmente é único.

Takizawa: Em se tratando da animação, nós dificilmente corrigimos tudo, mas isso é porque pensamos que o original é o mais visualmente agradável de todos os jogos de The Legend of Zelda. Espero que todos o aproveitem em suas salas em TVs grandes junto com sua família e amigos.

Iwata: Muito bem. Dohta-san. Primeiro, para pessoas que jogaram o orginal.

Dohta: Já falamos disso mais cedo, mas nós não fomos capazes de expressar toda a nossa criatividade na versão de Nintendo GameCube. Na versão HD desta vez, nós pudemos expressar as sobras dos ressentimentos dos desenvolvedores.

 Tokuhiro Dohta

Iwata: Ressentimentos? Não entusiasmo? (risos)

Takizawa: Mas essa palavra para se encaixar melhor!

Iwata: Como se algo o tivesse prendido aqui e não pudesse seguir adiante?

Todos: (risos)

Dohta: Algumas coisas extremamente obscuras me surpreenderam em quão meticulosamente o jogo foi feito. Eu as expus exaustivamente, então espero que as pessoas notem.

Iwata: Okay. E para as pessoas que não jogaram o original?

Dohta: Algo que eu notei mais uma vez como desenvolvedor é como The Wind Waker é um jogo puro. A direção do jogo em si é desse jeito, e a história também, pura e direta, sem nenhuma hesitação. Eu quero que as pessoas aproveitem completamente esse tipo de puro entretenimento.

Iwata: “Puro entretenimento” é uma boa forma de descrever a natureza desse jogo.

Dohta: Aqueles que poderão aproveitá-lo pela primeira vez são bastante sortudos.

Iwata: Arimoto-san, o que você diria para as pessoas que jogaram o jogo original?

Arimoto: Eu acho que eles descobrirão coisas que não notaram antes. Por exemplo, os irmãos Orca e Stugeon23 na primeira ilha não se parecem um com o outro exatamente, mas quando você os vir em HD, os olhos de Surgeon têm um brilho perspicaz por trás de seus óculos. Quando vimos isso, pensamos: “Oh, eles são realmente irmãos!”

23. Os irmãos Orca e Sturgeon: Residentes de Outset Island (Ilha Inicial), o cenário de abertura de The Legend of Zelda: The Wind Waker. Eles ensinam a Link as técnicas de espada e vários controles.

Masanao Arimoto

Iwata: Graças ao HD, o olhar perspicaz compartilhado entre os dois se torna aparente. (risos)

Arimoto: É. Há outras coisas também, contudo! (risos) E algumas pessoas que não jogaram o original acham que não há nada mais para Link em The Wind Waker além de sua sua fofura. Embora ele pareça fofo, suas ações são sempre másculas e descoladas!

Takizawa: Se você for ver o que ele faz e conquista no jogo, ele é o Link mais másculo da história da série.

Arimoto: Ele não faz um monte de expressões faciais e poses doces.

Iwamoto: Mas ele meio que brinca quando consegue um Heart Container (Recipiente de Coração)!

Arimoto: Oh, certo! (risos)

Iwamoto: Isso é fofo.

Todos: (risos)

Iwata: Bem, no resto do tempo, ele é descolado, o que faz esse comportamento se sobressair. E por último, Aonuma-san. Seus comentários de desfecho, por favor.

Aonuma: Mais cedo, nós descrevemos o jogo como puro e direto, e eu acho que muito do original veio junto em um estouro após aquela figura do Toon Link. Nós realmente arrancamos a todo vapor. Porém, quando eu o joguei, muitos pontos desajeitados surgiram à vista. Nós corrigimos esses lugares e os pusemos em HD, adicionando novas e polidas arestas.

Eiji Aonuma

Iwata: Certo.

Aonuma: Eu acho que as pessoas que jogaram o jogo original certamente notarão isso. Eu acho que elas vão definitivamente serem capazes de sentir, de forma ampliada, o que estava lá antes. Nós fizemos essa versão mais fácil de jogar e mais confortável de se progredir, então eu acho que elas poderão experimentar a alegria de jogar por cada polegada deste mundo.

Iwata: É mais fácil do que antes experimentar o mundo do jogo por completo.

Aonuma: Sim. E para aqueles jogando pela primeira vez, não seria errado de forma alguma pensar em The Legend of Zelda: The Wind Waker HD não como um remake, mas como um novíssimo jogo de The Legend of Zelda renascido para o mundo de hoje.

Iwata: É um Zelda direto e robusto para 2013.

Aonuma: Sim. Espero que vivenciem isso ao máximo.

Iwata: Eu sinto que os muitos elementos refinados para esse jogo são mãos estendidas a todos os tipos de pessoas em todas as direções. Estou ansioso para ver como as pessoas o receberão quando ele chegar em suas mãos.

Aonuma: Eu quero ver que tipo de recepção The Wind Waker HD encontrará. No que diz respeito à intenção da versão original e se o sentimento investido nele estava certo. Eu acho que ele se tornará um importante ponto de virada para se pensar sobre The Legend of Zelda no futuro.

Iwata: Eu também acho que The Wind Waker HD será um jogo divertido para as pessoas assistirem as outras jogarem. Você pode dizer que um critério para um bom jogo é que ele seja divertido para as pessoas simplesmente assistirem, e isso é particularmente verdade para The Wind Waker HD. Graças aos gráficos em HD, o poder do visual, expressões faciais e o mundo do jogo se uniram em um todo mais do que nunca, então você pode sentir a luz, o vento e o calor normalmente não aparentes aos olhos. Espero que todo mundo o aproveite em uma tela grande junto com sua família e amigos. Obrigado por hoje.

Satoru Iwata

Todos: Obrigado.