Voltar ao topo

Diferenças

Logotipos de The Wind Waker e The wind Waker HD

The Wind Waker HD apresenta algumas diferenças entre a versão original de GameCube. A principal e mais óbvia delas é que o jogo apresenta gráficos em alta definição (1080p, o famoso "HD" de High Definition). O original, bem como todos os jogos do GameCube, rodava numa resolução nativa de 480p e não era widescreen. No entanto, a resolução não foi apenas aumentada. O estilo gráfico recebeu uma suavizada em áreas menos iluminadas e nas expressões das personagens, cores mais brilhantes e um efeito "bloom" que intensifica o forte brilho do sol sobre os objetos. A taxa de quadros passa de 30 para 60 FPS, garantindo uma animação mais fluída.

Comparação entre Windfall Island no The Wind Waker original e na versão HDà esquerda, versão de GameCube, à direita, Wii U

O castelo submerso de Hyrule, quando parado no tempo, agora apresenta tons de sépia, em vez de ser em preto-e-branco.

Comparativo entre o Hyrule Castle de The Wind Waker original e The Wind Waker HD

O sistema de áudio agora apresenta genuinamente 5.1 canais digitais, enquanto originalmente usou-se o sistema Dolby Pro Logic II. A qualidade geral é mais refinada no remake. De forma sutil, as músicas também foram rearranjadas e notam-se uns efeitos a mais. O áudio e o vídeo abaixo colocam as duas versões em comparação, tocando primeiro a versão de GameCube e em seguida a do Wii U. Uma das diferenças mais drásticas é a da tela de seleção de jogo.

Uma pequena mudança pode ser notada na tela de título: no GameCube, quando se deixa a animação passar sem apertar nenhum botão, depois de um tempo começa a passar o prólogo do jogo, ou um trailer mostrando cenas diversas. Na versão de Wii U isso não acontece. E falando no prólogo, na versão HD ele pode ser pulado ao iniciar o jogo, diferente da original, em que era obrigatório assistir à história em pergaminhos. Outra pequena diferença, desta vez para "pior", é que o céu na tela de seleção de jogo sempre começa da mesma forma, enquanto que antes havia sincronia com o horário real do relógio do console (p. ex. se você fosse jogar à noite, o plano de fundo começaria exibindo um céu escuro e estrelado).

Além de aspectos visuais e sonoros, também há outras modificações e implementações. Ao iniciar a versão HD, o jogador terá acesso a um novo modo de jogo, o Hero Mode (Modo Herói). Este tipo de jogo aumenta a dificuldade ao dobrar o dano sofrido e remover corações de cura. Não é necessário terminar o modo normal para ter acesso, ele está disponível desde o começo.

O jogo é compatível com o recurso Off TV Play do Wii U, permitindo jogá-lo inteiramente pelo GamePad. Quando usando uma TV, o GamePad torna-se um conveniente atalho para o inventário de itens, além de um mapa (que inclui as falas dos Fishmen já encontrados) e mensagens de garrafas (leia sobre "Tingle Bottle" mais adiante). Devido aos giroscópios do GamePad, é possível (mas não obrigatório) controlar a mira em primeira pessoa por movimento. O direcional digital (D-pad) é usado para ativar e controlar a Wind Waker (Batuta do Vento), que também pode ser controlada por toque pela tela. O D-pad também abriga o canhão e a draga (salvage arm) quando navegando (e o canhão apresenta uma linha de mira para você saber melhor onde irá atirar). Como de costume, esses controles ficam à mostra na HUD, assim como os atalhos atribuídos a aos botões ABXY, mas esses elementos podem ser ocultados, deixando a tela mais limpa, mostrando apenas corações, barra de magia e rupees. Isso não era possível no GameCube, no qual o esquema de controles ficava sempre à mostra.

Aspecto do menu de The Wind Waker HD no Wii U GamePad

Outra diferença com relação aos controles é que agora a movimentação da câmera em terceira pessoa é reversa, ou seja, colocar o analógico para a esquerda gira a câmera para a direita, e assim por diante. Uma configuração bastante comum nos jogos, mas se você preferir da maneira antiga, pode alterar a qualquer momento nas opções, assim como a câmera em primeira pessoa. Também é possível desligar os controles por movimento.

Além do GamePad, o jogo tem suporte ao Pro Controller. Obviamente, pela ausência da tela, os atalhos se vão, e o acesso aos menus se dá de maneira mais tradicional, tendo que parar a ação para acessar a tela de mapa/inventário. Esse controle também não tem sensores de movimento.

O item Tingle Tuner (Tele-Tingle) fazia uso da conexão do GameCube a um Game Boy Advance, permitindo a um segundo jogador controlar Tingle e ajudar Link. Na versão HD, ele foi substituído por um novo item, a Tingle Bottle (Garrafa Tingle). O objetivo é que os jogadores interajam com outros e se ajudem através do Miiverse, a rede social do Wii U. Uma mensagem é colocada dentro da garrafa e lançada ao mar, sendo postada no Miiverse. Mensagens de outros jogadores poderão ser encontradas em garrafas nas praias. E falando em Tingle, ele agora é apresentado na história principal, evitando que se ignore acidentalmente sua ilha, já que é necessária perto do final do jogo.

Tingle Tuner e Tingle BottleTingle Tuner e Tingle Bottle

Com o fim do Tingle Tuner, as estatuetas do Tingle agora podem ser obtidas com o uso de bombas normais, então elas não foram removidas do jogo e de quebra não requerem conexão com um console portátil.

Também pensando na interação social, a Picto Box (Câmara Pictográfica) agora permite que Link tire autorretratos, os populares "selfies". O jogador pode escolher a expressão facial entre cinco opções ao tirar a foto e compartilhá-la no Miiverse (e baixar as fotos lá postadas de volta para o jogo também). A câmara permite armazenar até 12 fotos, em vez do antigo limite de apenas três. E para conseguir a versão Deluxe (que tira fotos coloridas), não é mais necessário capturar um vagalume para Lenzo, basta apenas tirar as três fotos que ele pede. Ainda, ao tirar uma foto, ela tem sua qualidade imediatamente classificada, então não se perde tempo indo até Carlov para aumentar a Nintendo Gallery e chegando lá descobrir que a foto não servirá. Diversas fotos podem ser submetidas em uma única visita.

É possível andar com a perspectiva em primeira pessoa ativada. Isso também é válido para o uso de itens, como o arco. O vídeo abaixo demonstra:

A capacidade inicial de rupees (rúpias) passa de 200 para 500, permitindo acumular mais dinheiro no começo da aventura.

As próximas modificações foram pensadas para melhorar a fluidez do jogo, sanando ou suavizando os maiores alvos de reclamações quanto à versão de GameCube. Você deve ter pensado logo na demorada e frequentemente monótona navegação. Supostamente, a navegação lenta era usada para mascarar o tempo de loading do vasto Great Sea, que era carregado aos poucos, o que não é problema para a capacidade de processamento do Wii U, que carrega tudo de uma vez. Com uma nova vela, a Swift Sail (Vela Veloz), o barco pode mover-se 80% mais rápido, além de dispensar o uso da Wind Waker (Batuta do Vento) para mudar a direção do vento. Ou seja, é possível navegar livremente para todos os lados. O item é opcional e é adquirido na casa de leilão de Windfall (Ilha Taura) após o primeiro calabouço, sem que haja nenhum anúncio disso. Apertando o botão A alterna-se entre a vela normal e a veloz.

Navegando com a Swift Sail em The Wind Waker HDA Swift Sail possui um desenho vermelho em vez de verde

Pequenos ajustes também visam reduzir a "perda de tempo" e dar mais fluidez ao ritmo de jogo: tornar mais rápida a ação de dragar tesouros do fundo do mar (o comprimento da corda até chegar ao tesouro foi reduzido, deixando o processo quase quatro vezes mais rápido), a animação do uso do grappling hook (gancho de escalada), da Wind Waker e das caixas de diálogos. E ainda em relação ao Grappling Hook, não é mais necessário parar de balançar para mudar de direção. Outra alteração foi a remoção da animação das músicas ao usar a Wind Waker (apenas da primeira vez o jogo repetirá as notas tocadas; além disso, a batida do compasso só começa após conduzir a primeira nota). Os vídeos abaixo comparam as melhorias com a versão original e dão uma boa ideia de quanto tempo será poupado, já que essas atividades são repetidas muitas vezes no jogo.

O Hero's Charm (Amuleto do Herói), antes obtido ao coletar vários Joy Pendants e dá-los à srª. Marie, agora foi movido para um baú em Savage Labirinth. O pedaço de coração que ficava nesse local foi movido para o fundo do mar, e a recompensa da professora em troca dos pingentes passou a ser um mapa do tesouro (treasure chart).

O outro grande alvo de reclamações, ao lado da velocidade do barco, sempre foi a missão de coletar os oito fragmentos da Triforça da Coragem. O processo envolvia encontrar cartas náuticas especiais, levá-las até Tingle para serem decifradas e então ir até os pontos indicados para recuperá-las do fundo do mar. Para tornar o processo menos moroso, isso passa a ser feito apenas com três dos fragmentos na versão HD. Os outros cinco são obtidos diretamente de onde ficariam suas respectivas cartas náuticas na versão original.

Obtendo um fragmento da Triforce em The Wind Waker HDObtendo um fragmento da Triforce na superfície

Obtendo um Triforce Chart em The Wind Waker HDObtendo um Triforce Chart, como na versão original

Por conta dessa dessa redução de Triforce Charts, outra mudança de The Wind Waker HD é o aumento de treasure charts. Originalmente eram 41, agora são 46, compensando a defasagem de cinco baús da Triforce submersos.