Voltar ao topo

Dicas Básicas

Apesar de ter sido lançado há muito tempo e de parecer um jogo simples comparado aos padrões de hoje, este Zelda é muito extenso e, possivelmente, o mais difícil de todos. Sempre ande com alguma Água da Vida e ataque inimigos com cautela. Conhecer o inimigo e a sua forma de ataque é crucial para sua vitória.

TLoz tips 02Exemplo de paredes destrutíveis no mapa principal

No mapa principal, cada tela só pode ter, no máximo, uma caverna ou escadaria. Ou seja, se já tem uma caverna na tela que você está, não há mais nenhum segredo ali. O mesmo vale para escadarias embaixo de árvores ou pedras. Então, não perca tempo se você já tiver encontrado o segredo daquela tela ou se já tem uma caverna do próprio jogo e siga em frente.

Ainda no mapa principal, diferentemente dos Zelda mais novos, as paredes que você pode destruir com bombas não estão rachadas. Ou seja, você deve colocar uma bomba em cada tile (pequenos pedaços que compõem o mapa) e esperar que exploda para ver se ali era ou não uma passagem secreta. Se não for, testar a do lado. Sim, é trabalhoso testar cada parede do jogo, mas não há maneira melhor para se fazer isso. Felizmente, somente as paredes superiores devem ser testadas no mapa principal.

Existem árvores que podem ser queimadas com sua Vela. Elas escondem passagens secretas, lojas, etc. Apesar de você pegar a Vela Azul relativamente cedo no jogo ao comprar em lojas, é melhor usar a Vela Vermelha, pois você pode soltar a chama quantas vezes você quiser na mesma tela (com a Azul, você tem que soltar a chama, sair da tela e voltar para poder soltar outra). Lembre-se que você não precisa procurar por essas passagens se já houver uma caverna na tela atual e vice-versa.

TLoZ tips 01Exemplo de paredes destrutíveis no calabouço

Dentro dos calabouços, qualquer parede (seja ela superior, inferior ou lateral) pode ser destruída com bombas. Para nossa sorte, somente o meio delas precisa ser testado com bombas e, diferentemente do mapa principal, pode haver várias passagens secretas em uma mesma sala. Ainda, na segunda aventura, há paredes falsas, onde basta você pressionar Link contra ela para que ele atravesse, sem precisar de bombas.

A flauta, além de permitir que você revisite calabouços já enfrentados, revela segredos no mapa principal, principalmente na segunda aventura. Dessa forma, assim que a obtiver na segunda aventura, toque em cada tela que você visitar.

Ande sempre com um mapa desenhado no caderno ou imprima um mapa simples sem segredos (como esse mapa) para fazer anotações sobre segredos descobertos, conteúdo das cavernas do mapa ou descobertas, entre outras coisas. Anote tudo, como se você já testou todas as paredes, todas as árvores, se já tocou a flauta, etc. Isso ajuda bastante se você quiser o jogo 100%. Ainda, se não quiser esse trabalho, sempre pode-se visitar a seção de mapas do site para mapas completos com todos os segredos.

Leia o manual! Ele contém muitas dicas básicas para a sua sobrevivência. Caso não saiba inglês, leia as várias seções do site para ter uma boa idéia de todo o jogo e de como melhor tirar proveito.

Finalmente, divirta-se tentando descobrir todos os segredos desse esplêndido jogo. Tente não usar detonados e sua diversão está garantida.