Voltar ao topo

Tatsumi Kimishima é o novo CEO da Nintendo

Empresa anuncia seu novo líder sucessor de Iwata

Do nada, porém antes do seu relatório trimestral - sendo que era esperado o anúncio formal nessa conferência -, a Nintendo oficializou seu novo presidente: Tatsumi Kimishima é o quinto presidente da empresa, e o segundo fora da linhagem dos Yamauchi. Você deve estar se perguntando "mas quem é Kimishima?", e a seguir tem a resposta.

Kimishima tem uma passagem larga com a Nintendo, porém antes ele já trabalhou em The Sanwa Bank como diretor. Ele já trabalhou na The Pokémon Company, chegando ao cargo de diretor representativo, e foi presidente da Nintendo of America até 2002, sendo sucedido por Reggie Fils-Aime e ele se tornando diretor da divisão. Em 2013, soubemos que um cara foi promovido da NoA para a Nintendo Co., e tente imaginar quem era. Em época, não o conhecíamos tão bem: diferente de Iwata, que veio da programação e do desenvolvimento para o ambiente dos engravatados, ele sempre foi um homem dos negócios e não sabemos o quão carismático ele pode ser para atrair a massa como o ex fazia. Ele também tem sido creditado em diversos jogos, em especial Metroid Prime.

Os ex-presidentes interinos ainda ficaram na diretoria da empresa: Genyo Takeda ocupa agora o cargo de Technology Fellow, ou seja, ele irá administrar o setor de Pesquisa e Desenvolvimento Integrada de tecnologia da empresa; já Miyamoto, um pouco óbvio, está com o cargo de Creative Fellow, onde irá liderar os setores de Análise e Pesquisa em Entretenimento, ou seja, os jogos e o desenvolvimento deles, o que ele já vem fazendo a anos.

É curioso que Kimishima tem uma passagem em cada setor da Nintendo, e teve contato com as diversas particularidades dela (que são as IPs), porém em uma visão executiva. Iwata tinha a visão de programador e usuário e teve que aprender a ser executivo, enquanto ele parece demonstrar ter um pensamento mais de "dentro", realista, o que é um contraponto interessante em meio ao ambiente instável que a Nintendo se colocou esse ano. Ele não demonstra um carisma tão forte em uma primeira impressão, o que deve influenciar a empresa, pois Iwata tinha uma adoção meio natural que deu rumo ao seu comando. Isso pode ser bom, pois ele parece poder trazer algo que estava precisando na Big N: um olhar mais executivo para os passos da empresa. Porém, o próprio Iwata fazia as coisas, e tinha um pensamento do jogador, algo que não sabemos se Kimishima possui. O ex-presidente fazia o próprio marketing, o que despertava o interesse dos fãs, por isso este primeiro momento pode ser o mais difícil para ele.

Contudo, você está com medo do que verá da empresa, o novo presidente já confirmou que não irá fazer nenhuma mudança na estratégica básica de Iwata, porém ele se concentrará agora em identificar novos projetos e cultivar recursos humanos adequados para alcançar lucros na Nintendo. Ele deve se apresentar formalmente na próxima reunião com os acionistas, que deve acontecer no fim do mês.

Fonte: Nintendo | Forbes

Praticante do deboísmo através de stickers do Silvio Santos no Telegram.

Comentários

  • Popular
  • Recente
  • Enquete
Nós do Hyrule Legends, juntamente com o site do Zelda Univer...
dom, 06/10/2019 - 16:44
Ano passado, durante a Brasil Game Show 2018, Nintendo marco...
sab, 28/09/2019 - 21:40
A Nintendo, através de seus canais oficiais no YouTube, lanç...
qui, 12/09/2019 - 11:45
A Nintendo, através do seu twitter, anunciou que amanhã, di...
ter, 03/09/2019 - 15:26
O que mais te empolgou em Breath of The Wild?