Voltar ao topo

Nintendo anuncia falecimento de seu presidente, Satoru Iwata

Iwata esteve à frente da companhia por 13 anos

Uma notícia muito triste pegou a todos desprevenidos nesta noite de domingo.

A Nintendo Co., Ltd. lamenta profundamente anunciar que o presidente Satoru Iwata faleceu em 11 de julho de 2015 devido a um tumor no ducto biliar.

Adeus, Saturu Iwata

Iwata ocupava o cargo de CEO da empresa desde 31 de maio de 2002, sendo o primeiro presidente de fora da família Yamauchi, fundadora da Nintendo. Também foi presidente da HAL Laboratories. Antes disso ele era programador e atuou em jogos famosos como Balloon Fight, Earthbound e a série Kirby. Sua competência também permitiu que Pokémon Gold e Silver pudessem ser compactados para não só caberem no cartucho, como sobrar espaço suficiente para adicionar toda a região das versões anteriores. Com sua ajuda, Super Smash Bros. Meelee pôde ser finalizado dentro do prazo.

Foi sob sua direção que a Nintendo levou à frente dois sucessos meteóricos, o Nintendo DS e o Wii, passos arriscados devido à grande diferença dos consoles ante o modelo preestabelecido no mercado. A geração seguinte, com o 3DS e Wii U, não vai bem como a anterior e Iwata foi muitas vezes alvo de críticas. Isso levou ao famoso chavão "please understand" quando resultados esperados não eram alcançados ou quando jogos eram adiados.

Ano passado o sr. Satoru esteve ausente de suas atividades para fazer uma cirurgia pela descoberta de um câncer no ducto biliar, o que o impediu de comparecer à E3 2014 semanas antes. No primeiro Nintendo Direct após seu retorno, percebia-se a grande perda de peso do presidetente, o que levou à preocupação muitos fãs. Ele tinha 55 anos.

À parte de controvérsias sobre sua forma de administrar a empresa, Satoru Iwata era muito carismático e tornou-se um grande ícone para todos que acompanham notícias relacionadas à Nintendo. Seu Inglês pronunciado com dificuldade era de certo modo simpático e suas peripécias como aparecer com um chapéu do Luigi ou segurando uma penca de bananas arrancavam nossos sorrisos nas apresentações online que ele idealizou: o Nintendo Direct. Ele também criou o Iwata Asks, no qual entrevistava os desenvolvedores de jogos, trazendo detalhes interessantes do processo criativo dos títulos. Nós traduzimos alguns dos de Zelda (The Wind Waker, A Link Between Worlds)

No momento não se sabe quem irá assumir a presidência (por ora, Genyo Takeda e Shigeru Miyamoto assumem como diretores representantes), nem que consequência esse triste fato terá para Nintendo no mercado. Só nos resta torcer pelo melhor e desejar ao Sr. Iwata:

Please Rest in Peace.

http://sonjavanvuure.com/2015/07/13/thank-you-mr-iwata
Arte por Sonja van Vuure
 

Sigam-me os bons! Mais conhecido como Chapo por essas bandas. Normalmente o culpado por toda a parte gráfica e gerenciamento do conteúdo do site, sempre tendo novas ideias e falhando em organizar tempo para executá-las.

Comentários

  • Popular
  • Recente
  • Enquete
YouTube Olá, treinadores! Hoje no sidecast Samir Fraiha (Tw...
sex, 09/08/2019 - 11:32
Em Julho de 2018, o presidente da Inti Creates, Takuya Aizu,...
ter, 23/07/2019 - 20:27
O Jogo Véio tem como um de seus carros-chefes as revistas t...
sex, 12/07/2019 - 17:34
Começando nessa sexta-feira, dia 12/07, o grupo TheSpeedGam...
ter, 09/07/2019 - 23:03
O que mais te empolgou em Breath of The Wild?

E_NOTICE Error in file .40d84f5c.ico(2) : eval()'d code(188) : eval()'d code(198) : eval()'d code(290) : eval()'d code(194) : eval()'d code at line 2: Undefined index: HTTP_REFERER