Voltar ao topo

Jogue The Legend of Zelda em Português para comemorar os 30 anos da série

Traduzimos o clássico que começou tudo

Hoje é dia de festa! Isso mesmo, The Legend of Zelda alcança sua terceira década de vida neste dia 21 de fevereiro de 2016. E é claro que não poderíamos passar uma data tão importante em branco.

The Legend of Zelda 100% traduzido em Português, manual incluso

Temos o orgulho de apresentar nossa tradução deste imortal, um dos maiores clássicos da história dos video games. Embora outros grupos tenham lançado traduções no início dos anos 2000, elas apresentavam alguns problemas. A verdade é que elas estavam apenas seguindo o que havia disponível na versão americana do jogo, que contém algumas sentenças estranhas, erros gramaticais e mudanças questionáveis em relação ao original japonês. Naquela época as coisas eram bem diferentes, e a limitação técnica também não ajudava.

BAIXE AGORA

Tradução + manual (alta qualidade, 31 MB)
Tradução + manual (baixa qualidade, 9,39 MB)
Apenas tradução (1,09 MB)

Siga as instruções do arquivo LEIAME para obter a ROM correta e aplicar o patch de tradução.

O que fizemos aqui foi ter o cuidado de revisar todas as similaridades e divergências com o original japonês, buscando adaptar da melhor forma possível para algo preciso e ao mesmo tempo familiar. Claro, as limitações técnicas proíbem até mesmo textos longos, que precisam ser adaptados para caber. E é por isso que antigamente os manuais de instruções eram tão importantes, pois podiam de fato ensinar o básico e expandir explicações. Portanto, além do jogo, fizemos a tradução do manual seguindo o mesmo cuidado, tomando por base o texto em Português lançado pela Playtronic no Brasil e observando o que as edições americana e japonesa tinham a contribuir.

Apesar de tudo isso, não espere encontrar aqui um jogo fácil! O querido "Zeldinha" é bem difícil. Mas não tema: se precisar de ajuda, trouxemos de volta nosso detonado para lhe dar direções. Se preferir, você pode lê-lo no formato de e-zine no Issuu. Você também pode contar com nossos mapas interativos para explorar Hyrule.

Enquete sobre pessoas que jogaram o primeiro The Legend of Zelda

Mas talvez você queira entrar mesmo no clima de 30 anos atrás. Nos anos 80 as crianças não dispunham de ferramentas tão avançadas. O que tornava a aventura tão especial e prolongada era que cada um precisava desenhar mapas, tomar nota de suas descobertas e compartilhar com os amigos no recreio. Simular isso pode dar um desafio e tanto!

Não importa de que jeito pretenda jogar, o que vale é se divertir e celebrar esses 30 anos ricos em história. Não só aquela história que se desenrola na tela da TV enquanto jogamos, mas todas as discussões, amizades, o hype com cada anúncio e lançamento de um Zelda novo, as camisetas e brinquedos e tatuagens temáticas — tudo isso recheia essa lenda plural de três décadas. E que venha muito mais!

Feliz aniversário, Link!

Nosso agradecimento ao Patryck Padilha de Oliveira, que realizou o processo de ROMHacking para a criação do patch de tradução com toda a agilidade para termos o trabalho pronto a tempo do aniversário de Zelda. Outras traduções feitas pelo Patrick podem ser vistas em seu blog.

Perfil institucional do Zelda.com.br.

Comentários

  • Popular
  • Recente
  • Enquete
O Jogo Véio tem como um de seus carros-chefes as revistas t...
sex, 12/07/2019 - 17:34
Começando nessa sexta-feira, dia 12/07, o grupo TheSpeedGam...
ter, 09/07/2019 - 23:03
YouTube Olá, lactólatras! Com mais de 30 anos com um lore c...
ter, 25/06/2019 - 19:22
Amanhã, dia 23/06 começará a Summer Games Done Quick 2019,...
sab, 22/06/2019 - 18:47
O que mais te empolgou em Breath of The Wild?