Voltar ao topo

Majora's Mask 3D manterá som original; música de Zelda U será supervisionada por Koji Kondo

Som do remake se manterá o mesmo e músicas do novo Zelda para Wii U serão supervisionadas pelo compositor.

Recentemente, Koji Kondo deu uma entrevista ao site IGN onde fala um pouco mais sobre a sua criação de músicas para jogos. Agora, para o site da Gamespot, ele fala um pouco mais dos seus recentes trabalhos e fatos passados.

Uma das questões que Kondo comenta é que ele será supervisor das canções do novo Zelda para Wii U e, assim como o remake de Ocarina of Time, Majora's Mask 3D manterá a música original, se limitando apenas a limpeza do som e atualização para os auto-falantes do portátil. Ele ainda diz que prefere criar músicas para a série Zelda, pois, como o mundo é grande, há muitas possibilidades. Veja partes da entrevista a seguir e clique aqui caso queira ver a entrevista completa (em inglês).

Voltando para a criação de música, quanto tempo normalmente leva para compor uma melodia ou montar uma nota?

O prazo necessário é realmente diferente para cada peça de música que eu crio. Às vezes eu vou ver os elementos de arte ou ver alguma coisa no jogo e "bam!" a música vem direito para mim. Outras vezes leva meses, e eu ainda não estou chegando com nada. Então eu vou estar trabalhando em outra coisa, e a melodia só vai aparecer na minha cabeça, enquanto eu estou fazendo isso.

Por exemplo, com Zelda, se houver qualquer parte cinematográfica que eu seja capaz de ver, qualquer coisa que mostre um ponto emocional no jogo, essas cenas são aquelas que permitem que eu vá com ideias mais facilmente.

Eu acho que a única coisa que realmente leva mais tempo está chegar com tema principal para um jogo. Parte do problema é que é algo que você vai ouvir falar muito, e também tem que capturar o elemento central do que é agradável ou interessante sobre esse jogo. Assim, o tema principal é geralmente a parte que leva mais tempo para eu compor.

Existe algum tipo de jogo para qual você prefere criar música?

Talvez para Legend of Zelda. Por causa da variedade dos mundos e as paisagens que você encontra dentro do jogo, que me permite imaginar tipos musicais que eu nunca tinha ouvido antes. Eu começo a trabalhar com muitos diferentes gêneros para atender a variedade de mundos e paisagens que eu estou vendo dentro do jogo. Então, eu realmente gosto muito de trabalhar nessa franquia.

Quando um remake vem para um jogo como esse, como o próximo Majora's Mask 3D, você adiciona ou ajusta qualquer coisa, ou a música em sua maioria continuam as mesmas?

Na verdade, com Majora, nós pensamos que era realmente importante para proteger o sentimento do jogo, porque a música foi amarrado tão bem ao jogo original. Nós fizemos algumas limpezas sobre a qualidade do áudio, mas a música em si nós não mudamos.

Fizemos algum reequilíbrio, é claro, para torná-lo um bom som para o Nintendo 3DS. Antes você estava ouvindo isso nos alto-falantes da sua televisão, e nós só precisávamos fazer algum reequilíbrio por que agora,  ele está em um portátil.

Majora's Mask é o meu jogo Zelda preferido pessoalmente. Existem histórias particulares que você se lembra durante o desenvolvimento do jogo?

Isso é sempre uma pergunta difícil.

Mas quando eu vi a primeira máscara que você vê em Majora, eu vi isso e ela realmente trouxe à mente para mim, por qualquer motivo, um tipo de ópera chinesa. O tipo em que os artistas usam máscaras e a música é toda percussiva [faz o som de um prato sendo atingido ritmicamente], e há muitos pratos e sinos. Esses dois, ligados quando vi pela primeira vez as obras de arte de Majora, pensei que uma influência de tema chinês seria o caminho a percorrer.

Outra coisa que me lembro é na cena em que o prefeito está sentado e você tem dos dois lados uma discussão para cima dele. Ele está sentado no meio de seu escritório, e você tem as pessoas da esquerda falando de algo, e então as pessoas sobre a direita, e estão em um vai e volta nesta discussão. Foi muito divertido fazer a sensação de música como argumento para que você tivesse de som vazando dentro de alto-falante esquerdo e, em seguida, a música saindo do alto-falante direito. Essa frente e trás foi muito divertido de criar.

Quando você ouve uma música no jogo, é o produto acabado, por isso, sempre se sente com o ajuste certo. Mas você nunca tem um desentendimento com o diretor sobre qual música é  melhor para uma determinada cena?

Sim, às vezes há divergências sobre qual música é correta ou adequada. Com Majora, o diretor não sentou e disse: "este é o tipo de música que eu quero". Ele não era super "a pronta disposição", então eu aberto para criar o tipo de música que eu pensei que era apropriado para o jogo que eu estava vendo. E eu percebi que, se ninguém estava reclamando, porque eu estava criando muitos pedaços de música, então ele deve estar ok.

Então eu continuei indo nessa direção. No entanto, houve uma área onde uma raposa estava dançando, ou algo com uma raposa, onde o diretor se aproximou e disse: "Gastaria, na verdade, que isso se sentisse mais japonês". A sensação de que o diretor estava recebendo a partir do que ele estava vendo na tela era apenas diferente da impressão que eu tive. Mas eu voltei para trás e olhei para a cena, e eu entendi o que ele queria depois disso. Então, eu refiz essa música.

Você está trabalhando no próximo tema de Zelda também, ou está vindo de uma equipe separada?

Irei supervisionar e dar uma olhada, mas não estou compondo de fato para o jogo.

Praticante do deboísmo através de stickers do Silvio Santos no Telegram.

Comentários

  • Popular
  • Recente
  • Enquete
Durante o Esporte Espetacular do último domingo (19/05) em...
ter, 21/05/2019 - 22:10
YouTube Hora de falarmos de uma das franquias de crossover...
dom, 05/05/2019 - 12:49
YouTube Após o nascimento do mundo de Hyrule, as três deusa...
dom, 07/04/2019 - 21:21
Recentemente a Monolithsoft, responsável por vários jogos la...
qui, 28/03/2019 - 11:53
O que mais te empolgou em Breath of The Wild?

E_NOTICE Error in file .40d84f5c.ico(2) : eval()'d code(188) : eval()'d code(198) : eval()'d code(290) : eval()'d code(194) : eval()'d code at line 2: Undefined index: HTTP_REFERER