Voltar ao topo

Eiji Aonuma diz que "remakes meio que machucam" e, no início, não queria trabalhar com Majora's Mask

Produtor explica porque não queria trabalhar com remake de Majora's Mask inicialmente e decisão firme de Miyamoto em ele refazer o jogo.

Eiji Aonuma, ao ser entrevistado pelo portal IGN sobre como foi revisitar seu trabalho de 15 anos atrás, disse que "remakes meio que machucam". Para o produtor, revisitar Majora's Mask lhe fez se questionar do porque certas decisões foram tomadas naquela época, e sentiu que isso foi uma experiência "bem desconfortável". Contudo, seu mentor Shigeru Miyamoto tinha lhe falado uma vez que ele "precisa olhar para trás" e aprender sobre o passado, para continuar o futuro.

Sendo tão sincero quanto possível, remakes meio que machucam", disse Aonuma. "Você olha para todas as decisões que fez e algumas vezes diz para si mesmo, 'Eu não acredito que estava pensando sobre isso dessa forma,' ou, 'Por que eu pensei que seria apropriado fazer o usuário fazer aquilo naquela situação?.

Isso é algo que o Sr. Miyamoto me disse uma vez", continuou. "Ele disse, 'Você precisa olhar para trás e aprender mais do trabalho que já fez, antes de trabalhar em algo novo.' Tenho que admitir, pode ser uma experiência bem desconfortável, mas eu também acredito que eu aprendi muito. Estou de fato muito grato por ter a oportunidade de fazer algo assim no trabalho.

No Iwata Asks liberado ontem, o produtor explica com mais detalhes porque não queria reviver o jogo. Ele estava com medo de "abrir aquela tampa" de novo e revivier aquilo pois ele trabahou no jogo quando era muito jovem, e sentia uma certa vergonha de algumas decisões suas na época, e até diz que queria deixar fechada com o sentimento de "por favor finjam que nunca aconteceu". Porém, Miyamoto disse não e ordenou que trabalhasse no remake.

Iwata: Então, Aonuma-san, você queria mantê-la fechada para sempre?

Aonuma: Num jeito "por favor finjam que nunca aconteceu" de ser! (risos) É claro que não nos é permitido fingir que não aconteceu, mas eu não queria trabalhar em outra iteração. Mas então eu me deparei com o firme "não" de Miyamoto-san.

Iwata: Ele te disse para fazê-lo em um ano para a versão de Nintendo 64, e te disse para não fugir da versão de 3DS. Miyamoto-san é um homem tão estrito! (risos)

Aonuma: Miyamoto-san também me disse para jogar tudo de novo e me questionar se tudo estava certo do jeito que era. Ele queria que eu verificasse todos os aspectos do jogo, e ajustá-lo para uma forma que os jogadores de hoje em dia possam curtir.

Iwata: Isso é como colocar sal em suas feridas. (risos)

Aonuma: É um velho ferimento de 15 anos atrás! (risos) Então, eu criei coragem suficiente para jogar tudo de novo.

Depois de jogar, ele verificou várias de suas decisões na época e ficou surpreso sobre o que ele mesmo criou. Foi aí que ele percebeu que precisava corrigir esses detalhes da experiência.

Aonuma: Correto! (risos) Mas então eu achei um monte de coisas que me fizeram dizer "mas que diabos?!"

Iwata: "Mas que diabos?" (risos) Isso não é algo que se costuma dizer a uma coisa que você mesmo criou.

Aonuma: Normalmente jogos de Zelda são feitos de modo que quando você pressente que há alguma coisa do outro lado da curva, esse pressentimento será o bastante para você juntar força de vontade para seguir em frente, mesmo que haja um caminho árduo a seguir. Mas no caso dessa versão de Nintendo 64 de Majora's Mask, quando você pensa que há alguma coisa à frente e você chega lá, não tem nada. Lá não há respostas que você esperava encontrar.

Essas conversas podem ser encontrados na parte 3 do Iwata Asks, que já se encontra disponível na categoria Majora's Mask do Hyrule Legends.

Fonte: Wii U Brasil (tradução) | Iwata Asks

Praticante do deboísmo através de stickers do Silvio Santos no Telegram.

Comentários

  • Popular
  • Recente
  • Enquete
A Nintendo, através de seus canais oficiais no YouTube, lanç...
qui, 12/09/2019 - 11:45
A Nintendo, através do seu twitter, anunciou que amanhã, di...
ter, 03/09/2019 - 15:26
YouTube Olá, treinadores! Dando continuidade ao nosso papo...
seg, 02/09/2019 - 15:18
YouTube Olá, treinadores! Hoje no sidecast Samir Fraiha (Tw...
sex, 09/08/2019 - 11:32
O que mais te empolgou em Breath of The Wild?