Na indústria de jogos, conhecemos vários estilos: side-scrolling, plataforma, mundo aberto, visão para baixo, RPG e... Metroidvania! Este estilo foi nomeado pelos fãs e é comumente categorizado em um jogo com exploração tipo "labirinto" em 2D side-scrolling, seguindo nos moldes de Metroid e Castlevania na era 8-16 bits. No entanto Igarashi, criador de Castlevania em entrevista sobre o termo, comentou sua surpresa ao ouvir pela primeira vez sobre, já que seu foco era ter feito um jogo mais voltado à série The Legend of Zelda do que Metroid. Ele diz ainda que ficou feliz por o termo existir, já que quando saiu da Konami não poderia mais trabalhar no jogo.
Eu estava realmente surpreso com o nome. Em meu coração, eu realmente queria criar um jogo no estilo Legend of Zelda. Mas eu suponho que quando você liga Zelda em um jogo de plataformas em 2D, sim, ele se assemelha a Metroid. Eu pensei que era por causa do super salto do jogo, que é muito semelhante ao do Super Metroid.
Quando deixei a Konami, eles me disseram que eu não poderia usar o nome Castlevania ao falar sobre meus planos. Por isso, foi realmente muito útil a palavra "Metroidvania" existir!
Fonte: Nintendo Everything