Voltar ao topo

Aonuma comenta aspectos e rumores de Majora's Mask

Em entrevista ao Game Informer, produtor comenta diversas curiosidades sobre o jogo original.

Com o lançamento de Majora's Mask 3D dez dias atrás - sim, já faz tudo isso -, seria natural vermos algumas entrevistas de Eiji Aonuma para alguns sites estrangeiros, e dessa vez foi ao Game Informer. Reunimos alguns trechos dos mais importantes a seguir, mas você pode ler ela completa em inglês.

Primeiro, ele foi perguntado se a opção de reutilizar os modelos de Ocarina of Time foi por uma questão de tempo ou estética. Como bem sabemos, o original foi feito em apenas 18 meses graças a uma aposta entre Miyamoto e Aonuma, então a decisão foi baseada pensando nesses dois pontos. Contudo, ele também viu nos modelos uma oportunidade de expressar uma outra história que não poderia ser usada em Ocarina.

Você sabe que a descrevemos [Termina] como sendo uma terra nas proximidades, mas na sensação é quase como uma outra dimensão. Mesmo que esses personagens tenham uma aparência semelhante à versão dos que apareceram em Ocarina, [eles] expressam algo diferente em um mundo diferente.

Já sobre a singularidade do jogo e se ele ficou surpreso por ser considerado um "divisor de águas" da série, o produtor disse que aquela era uma época pré-internet, então não era tão fácil saber das reações dos fãs. Mas teve a oportunidade de conversar com amigos e, recentemente, com fãs que jogaram o original e disseram "coisas bem interessantes".

Na verdade alguém mencionou que eles ficaram muito perto de jogar o controle em um ponto, e isso realmente mexeu comigo. Mas também tivemos a oportunidade, recentemente, para solicitar memórias de jogadores japoneses que tinham experimentado a versão Nintendo 64 de Majora's Mask em nosso site e foi realmente interessante ver o tipo de coisas que as pessoas iriam falar. Eles também olharam para trás com muito boas memórias sobre algumas dessas experiências. Por exemplo, vimos alguns comentários onde as pessoas estavam dizendo que o jogo ficou tão difícil que eles teriam que chamar sua mãe ou pai para ajudar, mas a maneira como eles se relacionam agora é com uma espécie de passado nostálgico muito divertido para eles.

Todos sabemos de um rumor que diz que Majora's Mask é tudo um sonho, e o site perguntou isso ao produtor para saber a sua visão ou, até, confirmar, usando como exemplo a música Ballad of the WInd Fish, de Link's Awakening, como ponte para o assunto. Bem, ele apenas respondeu que adora ler as teorias dos fãs e isso mostra que eles estão interessados nessas possibilidades. E sobre a música: é apenas uma referência, pois a equipe de som gostou dela e queria incluí-la. É, não foi dessa vez...

Você sabia que Majora's Mask 3D tem um pote e evento extra? Ao ser perguntado por que os potes são tão difícies de conseguir no original, e o produtor responder que isso era algo que ele queria mudar, e disse que adicionou um pote a mais e, se você coletar todos, um evento extra. Mas sobre porque elas serem tão complicadas, é apenas por motivo de mecânica e serem "poderosas no jogo".

A mesma coisa se resume ao banco que, ao voltar no tempo, você não perde o seu saldo atual: é uma questão de mecânica. Curiosamente, ele iria adicionar um outro método de reconhecimento, como a de uma sinalização por luz negra na mão do Link. A marcação seria feita pelo banqueiro na mão do personagem e seria apenas visível através de uma luz negra, pois, quando ele volta no tempo, tudo o que faz parte de sua pessoa volta com ele. Porém, tinha o fato de que a quantidade de dinheiro que haveria no banco seria diferente de quando ele voltasse no tempo, então eles apenas deixaram o banco "livre".

Isto seria uma espécie de "criar sentido a esse mundo", porque cada vez que ele voltar para o início desse ciclo de três dias, ele volta no tempo mas ele fica como ele é, mantém tudo o que faz parte da sua pessoa. Nós pensamos que iria fazer sentido, porque você pode apenas olhar para sua mão e dizer: "Oh, sim, você era essa pessoa, com essa conta, e este é o seu saldo". Mas isso ainda representaria uma situação em que o quantidade de dinheiro no cofre foi mudando ao longo do tempo.

Aonuma também teve a oportunidade de falar algumas coisas pessoais. Sobre quais jogos não-Nintendo ele gosta de jogar, disse que tem adorado Far Cry 4, da Ubisoft. Também comentou que um hobby seu é tocar música e até faz parte de uma banda com outros funcionários da Nintendo, tocando lá cerca de três vezes por ano. Aliás, uma curiosidade que ele revelou: o motivo do instrumento musical do Goron ser um bongo em Majora's Mask se deve simplesmente ao fato dele gostar de tocá-lo.

Mesmo com 18 meses, inspiração é o que não falta ao título. E você, considera Majora's Mask um divisor de águas para a série, o seu favorito ou um spin-off?

Praticante do deboísmo através de stickers do Silvio Santos no Telegram.

Comentários

  • Popular
  • Recente
  • Enquete
Na Nintendo Direct de hoje (13/02) fechou com uma grata surp...
qua, 13/02/2019 - 21:13
Nos dias 6, 7, 8 e 9 de dezembro, São Paulo parou com a quin...
dom, 16/12/2018 - 10:55
Nessa semana, nos dias 06 a 09 de Dezembro, ocorrerá a quint...
seg, 03/12/2018 - 20:10
No último dia 21 de Novembro, o mundo comemorou o 20º aniver...
sab, 01/12/2018 - 20:40
O que mais te empolgou em Breath of The Wild?