Voltar ao topo

Diferenças

Logotipos de Majora's Mask e Majora's Mask 3D

Majora's Mask 3D, naturalmente, é um jogo que traz maior polimento gráfico em relação ao seu original, lançado em 2000, quando os consoles não tinham tanta capacidade gráfica. Mas além das novas texturas e modelos com mais polígonos, e do efeito 3D estereoscópico que carimba o título do remake, há uma série de outras mudanças e refinamentos, que vão de simples detalhes a mecânicas que visam aprimorar a fluidez do jogo, bem como ser mais intuitivo para novos jogdores.

Ainda no campo de desempenho gráfico, a versão de 3DS roda a 30 FPS (frames por segundo), enquanto o original rodava a 20. Com isso, todos os movimentos das animações ficam mias fluidos. E pelo formato de tela do console portátil, a aventura passa ser apreciada em proporção widescreen, quando antes tínhamos o formato letterbox, mais "quadrado" (proporção 4:3). O carregamento de telas é bem mais rápido no remake, principalmente no New Nintendo 3DS.

As mudanças a seguir são baseadas no que se conhecia em 16/01/2015. Quando o jogo sair e mais detalhes surgirem, atualizaremos a página caso haja mais coisas a se mencionar.
Em breve incluiremos figuras do jogo original, para melhor comparação.

 

No 3DS temos três arquivos de jogo disponíveis. No Nintendo 64 havia apenas dois, apesar da versão japonesa do jogo também possuir três. A contagem de game overs, que foi abolida nos jogos mais recentes, também está ausente aqui.

Majora's Mask 3D - Tela de seleção de save files
Majora's Mask (N64) - Tela de seleção de saves

Ao emergir em Clock Town já se percebe uma grande diferença: além das texturas retrabalhadas, mais coloridas, a parte sul da cidade está bem mais ampla, dando maior imponência ao lugar. Embora ainda haja loading ao transitar entre as quatro áreas, é possível ver o que há além das portas; antes ficava tudo escuro.

South Clock Town em Majora's Mask 3D
Majora's Mask (N64) - South Clock Town

Majora's Mask 3D - Porta para North Clock Town
Majora's Mask (N64) - Porta de transição em Clock Town

Os interiores de casas e lojas também ganharam bastante atenção, da mesma forma que os muros da cidade com seus cartazes. Há vários objetos decorando os ambientes.

Majora's Mask 3D - Clock Town diorama

Voltando à parte sul da cidade, já percebemos aqui a mudança de local da estátua de coruja (owl statue), que saiu do lado da torre do relógio para se posicionar em uma parede oposta às costas da torre. Nesse lado também foi parar o banco da cidade, que antes ficava na ala oeste de Clock Town. A mudança evidentemente visa facilitar o processo de depositar as rupees (rúpias), salvar o jogo e voltar no tempo.


Majora's Mask (N64) - Banco de Clock Town na parte oeste da cidade

As estátuas de coruja, por sinal, estão claramente diferentes. Agora elas apresentam um livro a seus pés e seus olhos brilham em azul quando ativas. Por sinal, agora elas são ativadas ao se verificar o livro, em vez de golpeá-las. Junto com as novas Quill Statues (estáuas de pena), elas permitem salvar o jogo de forma mais fácil, sem usar o esquema de saves temporários das estátuas antigas. Antes, salvar nas estátuas encerrava o jogo, e ao abrir novamente o arquivo de sua aventura, esse save era apagado. A única forma de salvar o jogo efetivamente era tocando Song of Time e retornando para o Primeiro Dia. Com o novo sistema, tocar a canção já não realiza o salvamento, uma vez que ficou desnecessário.

Nova estátua de coruja em Clock Town
Majora's Mask (N64) - Estátua de coruja em Clock Town

Majora's Mask 3D - Quill Statue Majora's Mask 3D - Ikana Castle: não há Quill Statue

Majora's Mask 3D - não salva ao voltar no tempo? Majora's Mask (N64) - Salvando o jogo com Song of Time

Ao se tocar Song of Double Time (Canção do Tempo Dobrado), é possível escolher livremente para que hora exata se pretende avançar. Na versão original, a música avançava necessariamente para o anoitecer ou amanhecer seguinte.

Corações, barra de magia, rupees e itens são exibidos na tela inferior do 3DS, de forma similar ao que acontece em Ocarina of Time 3D. Assim como em A Link Between Worlds, é possível arrastar os itens do inventário para associá-los aos botões que farão uso deles. A Ocarina e a Pictograph Box (Câmara Pictográfica) têm botões próprios permanentes na tela de toque. E o ícone da primeira varia de acordo com a transformação – do jeito que era no beta do original. Mapas, máscaras e equipamentos também são acessados nessa tela. O controle de mira por giroscópio de Ocarina of Time 3D também retorna.

Majora's Mask 3D - tela inferior

Majora's Mask 3D - ícones dos instrumentos
Majora's Mask 3D - tocando as Deku Pipes
Majora's Mask 3D - tocando a Zora Guitar

Majora's Mask 3D - menu de itens

As notas da Ocarina seguem um mapeamento de botões completamente diferente do usado no Nintendo 64 (a mesma coisa ocorrou em Ocarina of Time 3D). Um menu simpático traz ícones específico para cada música, permitindo ver qual a sequência de notas na hora de tocar. Isso inclui a Scarecrow's Song (Canção do Espantalho), que é criada pelo próprio jogador e não era anotada em parte alguma na versão original.

Majora's Mask 3D - Song of TimeMajora's Mask (N64) - Song of Time

Majora's Mask 3D - lista de músicas Majora's Mask (N64) - lista de músicas

Uma das canções teve seu lugar de aprendizado alterado. Song of Soaring, antes aprendida na entrada para Woodfall (Bosque Catarata), foi antecipada e agora nosso encontro com a coruja se dá logo na entrada de Southern Swamp (Pântano do Sul). Com isso, é possível ter a coveniência de voltar a Clock Town rapidamente, sem ter que passar por toda a parte das bruxas e Palácio Deku.

Majora's Mask 3D - Local de aprendizagem da Song of Soaring Majora's Mask (N64) - Local de Aprendizagem da Song of Soaring

E a Tatl é chamada pelo +D-pad. A versão orginal usava os botões C (dispostos em cruz como o ABXY do 3DS) e o A. Seu ícone agora é sensível ao contexto. Para avisos gerais, ele irá exibir uma fada em vermelho; para descrições de inimigos, a fada fica azul.

Majora's Mask - ícone vermelho da Tatl
Majora's Mask 3D - ícone azul da Tal
Majora's Mask (N64) - ícone da Tatl

As fotos da Pictobox (Câmara Pictográfica) agora são coloridas e podem ser tiradas em quantidade, quando antes só era possível manter uma. Resta confirmarmos se elas poderão ser enviadas para o Miiverse e/ou salvas no cartão SD.

Majora's Mask 3D - foto colorida na Pictobox Majora's Mask (N64) - foto monocromática na Pictobox

A máscara de Garo agora tem a aparência de um Garo Master, ao invés de um Garo normal, o que faz mais sentido pela forma à qual os ninjas de Ikana reagem a ela. A Stone Mask perdeu o tom arroxeado e ficou cinza.

Majora's Mask 3D - Garo's Mask Majora's Mask (N64) - Garo's Mask

Majora's Mask 3D - Menu de máscaras Majora's Mask (N64) - Menu de máscaras

Voltando de Ocarina of Time 3D, temos a Sheikah Stone, uma pedra que dá dicas aos novatos do que fazer a seguir, usando pequenos vídeos como pista. Ela fica no interior da torre do relógio.

Sheikah Stone em Majora's Mask 3D

O característico relógio, sempre localizado na parte inferior da tela, marcando ameaçadoramente o passar dos três dias do jogo, deixou seu simpático formato analógico e tornou-se uma espécie de barra de progresso, o que pode ter sido feito para ocupar menos espaço em tela. O tempo agora é representado digitalmente pelo marcador que percorre a barra, dando uma melhor noção do progresso. O símbolo ▐►indica que o tempo está passando mais devagar, com o uso da Inverted Song of Time (Canção do Tempo Invertida). Antes, o losango verde que mostrava o dia atual ficava azul nessa ocasião.

Majora's Mask 3D - relógio
Majora's Mask (N64) - relógio

O Bombers' Notebook (Caderno dos Bombers) tira vantagem das duas telas do 3DS para funcionar de forma mais detalhada. Antes consistia apenas de uma lista de pessoas e os horários em que eventos com elas estavam ativos. O novo caderno mostra também o mapa do local para onde se deve ir em cada evento, e facilita olhar as descrições das pessoas, além de contar com uma lista dos eventos realizados e recompensas obtidas, com uma lista dos eventos em curso, e uma de rumores, que são pistas para eventos ainda não descobertos. Estes rumores são fornecidos pelos Bombers, caso você fale com eles. E ainda é possível programar alarmes para que você lembre dos compromissos: Tatl lembrará quando chegar a hora marcada, mas só é possível ter um alarme por vez. O acesso ao caderno é fácil, diretamente pelo botão Start, já que ele não é mais necessário para abrir o inventário.

Majora's Mask 3D - Event notes

Majora's Mask 3D - programando um alarme no Bomber's Notebook
Majora's Mask (N64) - lista do Bombers' Notebook

Ainda, parece que o caderno agora é dado (ou talvez aprimorado) pelo Happy Mask Salesman (Vendedor de Máscaras Felizes). Na versão original ele é dado por Jim, o líder dos Bombers, e não há upgrades.

Majora's Mask 3D - Link getting Bombers' Notebook from the Happy Mask Salesman
Majora's Mask (N64) - Recebendo o Bombers' Notebook de Jim

Ao tocar Song of Soaring, o mapa exibido está muito mias bonito e dinâmico, com animações e dando um certo zoom na área escolhida.

Majora's Mask 3D - mapa da Song of Soaring
Majora's Mask (N64) - mapa da Song of Soaring

Algumas áreas podem ser um pouco diferentes (não temos imagens no momento nem sabemos quais especificamente, afora Clock Town), e há a adição de dois locais de pescaria (Fishing Holes): um em Southern Swamp (Pântano do Sul), ao lado da galeria de tiro, e outro em Great Bay (Grande Baía). Há 10 tipos diferentes de peixe e a opção de se usar um anzol normal ou com a infame Sinking Lure (isca que afunda). Com o uso de um Fishing Hole Pass é possível pescar uma vez gratuitamente. A análise do material beta do Nintendo 64 mostra que se pretendia ter áreas de pesca na versão original, mas talvez tenha faltado tempo no projeto.

Majora's Mask 3D - Local de pesca em Southern Swamp
Majora's Mask 3D - Local de pesca em Great Bay
Majora's Mask 3D - capturando um peixe

Os ataques também sofreram modificações. O combo de golpes do Goron Link (dois socos e uma "bundada") está bem mais rápido. O giro do Deku Link agora usa um pedaço de galho na ponta do gorro, e a bolha mágica ganhou uma mira.

Majora's Mask 3D - Deku Spin Majora's Mask (N64) - Deku Spin

Majora's Mask 3D - bolha mágica do Deku com mira Majora's Mask (N64) - bolha mágica do Deku sem mira

Nos templos, a fechadura das salas dos chefes estão mais estilizadas.

Majora's Mask 3D - fechadura da sala do chefe Majora's Mask (N64) - fechadura da sala do chefe

Os próprios chefes receberam mudanças, como a adição de um olho similar ao da Majora's Mask oculto em alguma parte do corpo precisando serem expostos e atacados (Odolwa: atrás da cabeça; Goht: em um compartimento nas costas; Gyorg: na boca; Twinmold: na extremidade da cauda). Gyorg foi o chefe que mais sofreu mudanças visualmente, ganhando partes azuis/ metálicas, além de sua batalha também apresentar diferenças (que ainda não foram exibidas em detalhes). O comportamento de Link na luta contra Twinmold, usando a Giant's Mask (Máscara de Gigante) é diferenciado, passando a lutar com os próprios punhos em vez de usar a espada, socando o chão e girando o chefe para arremessá-lo. E Goht parece poder ser derrubado sem ser batendo por cima.

Maora's Mask 3D - Odolwa com olho atrás da cabeça Maora's Mask (N64) - Odolwa não tem um olho atrás da cabeça
Majora's Mask 3D - Goht ejeta um olho das costas Majora's Mask (N64) - Goht não tem um olho que sai das costas
Majora's Mask 3D - Gyorg Majora's Mask (N64) - Gyorg
Majora's Mask 3D - Gyorg tem um olho dentro da boca Majora's Mask (N64) - Gyorg não tem um olho dentro da boca
Majora's Mask 3D - Twinmold possui um grande olho na extremidade Majora's Mask (N64) - Twinmold não possui um grande olho na extremidade

Para os que jogarem no New Nintendo 3DS, o C-stick pode ser usado para girar a câmera livremente, como acontece com o segundo direcional analógico do Wii U em The Wind Waker HD. O Circle Pad Pro, acessório do 3DS comum, também pode ser usado com essa função.

Majora's Mask 3D - opção de usar o Circle Pad Pro

Para finalizar as comparações, veja alguns vídeos rodando ambas as versões lado-a-lado: