Após conseguir a Espada Fantasma (Phantom Sword), e consequentemente a capacidade de matar os terríveis Phantoms, uma nova figura aparece no inventário (collection screen): um mostrador que indica seu melhor tempo ao completar o Templo do Rei do Oceano (Temple of the Ocean King). O que vale aqui não é o menor tempo, mas sim quanto tempo restou na Ampulheta Fantasma (Phantom Hourglass). Quanto mais, melhor. É possível até mesmo terminar o templo com a ampulheta completamente cheia, e é disso que trata este guia.



As Areias das Horas (Sands of Hours)


Para completar o templo com a ampulheta cheia, evidentemente é necessário ter toda a areia possível. Derrotando-se todos os chefes tem-se um total de 20 min, mas a capacidade máxima da ampulheta é de 25 min. Os cinco minutos restantes estão no fundo do mar, e para resgatá-los é preciso encontrar mapas do tesouro (treasure maps). Eles estão nas seguintes localizações:


1- Ilha Molida (Molida Island)

Cave à frente de um coqueiro no meio da ilha, no ponto que as linhas feitas a partir das pedras do Velho Aventureiro (Old Wayfarer) se cruzam, para achar o esconderijo do pai de Romanos. O mapa está no baú.


2- Ilha da Brasa (Isle of Ember)

Fale com o espírito de Kayo e ele indicará onde há um mapa do tesouro enterrado.


3- Ilha da Brisa (Isle of Gust)

Na parte sudeste da área dos cataventos e vermes subterrâneos há um baú com um mapa do tesouro.


4- Ilha Mercay (Mercay Island)

Uma pessoa próxima ao navio de Linebeck lhe venderá um mapa do tesouro por 50 rupees se você disser que já tem a Draga (Salvage Arm).


5- Templo do Rei do Oceano (Temple of the Ocean King) – B6

Livre-se dos Phantom Eyes e use o arco para atirar uma flecha no olho, na área noroeste da sala. Isso fará aparecer um baú com um mapa do tesouro dentro.


Para saber a localização dos demais mapas, consulte nossa seção de Mapas do Tesouro (Treasure Maps).



Pré-requisitos


Como para finalizar o templo é necessário ter a Espada Fantasma, você certamente já possui os equipamentos necessários, mas vale alertar que você encha sua sacola de bombchu antes de seguir nessa aventura, pois eles são muito úteis para se ganhar tempo. O bumerangue (boomerang), o martelo (hammer) e o gancho (grappling hook) também são importantes aliados para se avançar no templo rapidamente.


Além disso, é recomendado que você tenha matado todos os Phantom Eyes do andar B10 em pelo menos uma de suas idas anteriores ao templo. Isso faz aparecer um grande baú que é muito útil na economia de tempo.



Algumas dicas


Às vezes rolar pelo chão é mais rápido que simplesmente correr; se você possui a técnica do Grande Ataque Giratório (Grat Spin Attack) poderá usá-la em situações oportunas para ir um pouco mais rápido também. Só tenha cuidado para não ficar tonto!


Não corra atrás dos Phantoms. Fique dentro de uma Zona Segura (Safe Zone), onde o tempo não é contado, e bata com seu martelo no chão para atrair a atenção do inimigo. Quando ele chegar para averiguar a situação, ataque-o de surpresa. E claro, nunca seja pego por um deles – nem pelos Wizzrobes – caso contrário um pouco de tempo será descontado de sua ampulheta.


Use o bumerangue para alcançar itens próximos a zonas seguras. Uma boa dica é desenhar a trajetória para os potes dourados e seguir em frente: o item lhe alcançará e você terá alguma vantagem de tempo.


Quebrar potes dourados e matar Wizzrobes rende segundos extras de tempo, mas só vá atrás disso quando valer a pena; desviar seu caminho para pegar um pote dourado pode não compensar.


E por fim, controle sua ganância. Em diversos momentos você pode se deparar com baús, mas ir atrás deles pode lhe custar tempo precioso. A maioria desses baús contêm tesouros ou peças de navio (ship parts), mas é melhor deixar para ir atrás disso em outra ocasião. Além do mais, você tem direito a abrir dois baús contendo peças de navio toda vez que chegar ao fim do templo (somente após já ter derrotado Bellum).



O guia


Completar esse desafio pode parecer difícil, mas a verdade é que não requer tanta habilidade. Ao lado da descrição de cada andar está assinalado um valor de referência, apenas para dar uma noção de quanto tempo deve restar à sua ampulheta quando você passar deles. Não se preocupe você estiver com um pouco menos de tempo, isso é facilmente recuperável ao longo do percurso.



1F (25:00) – Siga direto até a porta. Usar o Grande Ataque Giratório (Great Spin Attack) pode ajudá-lo a cruzar a sala sem gastar um segundo sequer.


B1 (24:45) – Mande um Bombchu até os blocos que impedem a passagem ao norte, evitando desperdiçar tempo explodindo-os com bombas. Corra até lá, aperte o botão e siga em frente para pegar a chave. Volte o caminho até chegar na porta trancada.


B2 (25:00) – Use o martelo (hammer) para atrair o Phantom e mate-o. Mande um bombchu direto para o sul para explodir a parede. Mande outro para o oeste de modo a ativar o cristal. Use o bumerangue (ou mande outro bombchu) para atingir o cristal a sudoeste de sua posição, fazendo aparecer a chave. Siga pela parede que você explodiu, pise no botão e use o bumerangue para puxar a chave. Faça o caminho de volta e puxe a alavanca que o Phantom estava guardando. Atravesse o caminho agora liberado e siga até a porta. De dentro da Zona Segura (Safe Zone), mande um bombchu para oeste, explodindo a parede falsa. Use o bumerangue para quebrar o pote dourado.


B3 (24:59) – Sem sair da Zona Segura, atraia os Phantoms e mate-os. Apanhe a chave, mas não use-a na porta. Siga para o norte e use o gancho (grappling hook) para esticar uma corda entre as tochas. Quebre o pote dourado e se impulsione para a porta. Não quebre o pote ainda, sua ampulheta deve estar quase cheia.


B4 (24:57) – Aproveite que o Phantom está bem à sua frente e mate-o. Envie um bombchu para ativar o cristal que fica na ala oeste da sala (você também pode enviar outro para matar o Phantom Eye). Equipe seu arco, siga para o leste e acerte o olho na parede. Corra até onde está a chave. Retorne a B3, pegue o pote dourado e leve-o a B4. Siga para oeste, jogue o pote dourado contra o vermelho e entre na pequena Zona Segura criada. Envie um bombchu para o norte a fim de baixar os espinhos. Siga pela porta à sua frente.


Nota: Se você pretender usar o portal amarelo em B6 para continuar jogando outra hora, pule a etapa de pegar a chave em B4 e use a chave que você já tem.


B5 (24:53) – Siga direto até a porta.


B6 (25:00) – Siga até a porta vermelha. Desenhe a ampulheta, quebre o pote dourado, retorne e desenhe a Triforce na porta.


Aqui você tem duas opções: seguir em frente ou pegar o portal amarelo e garantir o tempo que já tem, evitando passar pelos primeiros pisos futuramente. Note que se escolher essa última opção, perderá a chave extra que tem no momento (caso a tenha pego em B4), o que o impedirá de tomar um bom atalho. Mas não se preocupe, ainda será perfeitamente possível e relativamente fácil cumprir seu objetivo.


B7 (24:59) – Se você não pegou o portal amarelo:

Pegue a plataforma móvel. Use o bumerangue para quebrar o pote dourado ao sul antes que o Phantom o faça. Siga pelas plataformas até a Zona Segura. Use o gancho no baú e abra-o para pegar o cristal redondo (round crystal). Siga até a porta e use sua chave reserva para abri-la (não esqueça de levar o cristal consigo!).


Se você pegou o portal:

Se não estiver com a ampulheta completamente cheia, você pode voltar à sala com a porta vermelha e desenhar a ampulheta para pegar o pote dourado. Em B7, pegue a plataforma móvel. Use o bumerangue para quebrar o pote dourado ao sul antes que o Phantom o faça. Siga pelas plataformas e pegue o caminho a oeste. Siga direto ao sul, até a porta. O Phantom verá você, mas se continuar correndo ele não lhe alcançará.


B8 (24:55) – Se você não pegou o portal amarelo:

Jogue o cristal para baixo, pegue o pote dourado, desça com ele e atire-o contra o vermelho. Mate o Phantom, se quiser. Use um bombchu para ativar o cristal a sudoeste de onde você está. Pegue o cristal redondo e corra para a porta.


Se você pegou o portal:

Aproveite que o Phantom está com a guarda baixa e mate-o imediatamente. Siga para leste, passando pela ponte invisível e chegando à porta. Antes de entrar, mande um bombchu para o norte de modo a ativar o cristal que abre uma porta (a ser usada mais à frente). De volta a B7, mate os dois Phantoms e observe as plataformas móveis ao norte, em seu mapa. Assim que as duas se encontrarem, ative o bombchu e desenhe uma trajetória para fazê-lo ativar o cristal que estava sendo guardado pelo Phantom azul. Assim que lançar o bombchu, corra na direção oposta, rumo ao local por onde passam as plataformas. Você deve conseguir chegar lá exatamente quando a plataforma se aproximar do piso e a parede de fogo estiver desativada. Siga nas plataformas e pegue o cristal redondo (round crystal) dentro de um baú, na Zona Segura. Aproveite para quebrar mais um pote dourado. Espere a plataforma voltar e cruze para o outro lado, voltando para a porta da qual você saiu. De volta a B8, siga rumo ao norte e passe pela porta que foi aberta anteriormente.


B9 (25:00) – Cuidado com os Wizzrobes nessa sala! Leve o cristal redondo até a grande Zona Segura e espere pelo Phantom. Atraia-o, mate-o e pegue o cristal quadrado (square crystal). Siga para o canto noroeste da sala e coloque-a no pedestal. Pegue o cristal triangular (triangle crystal) no baú, e leve-o para a Zona Segura (não esqueça de levar o quadrado também). Coloque os cristais no pedestal na seguinte ordem: quadrado, redondo, triangular. Não quebre o pote dourado ainda.


B10 (25:00) – Espere pacientemente até o Phantom chegar perto o suficiente para que você possa atraí-lo e matá-lo. Espere ele desaparecer completamente e então volte pela porta de onde veio (se não esperar desaparecer, o Phantom voltará). Pegue o pote, retorne e siga por leste até a Zona Segura ao sul. Quebre o pote. Espere o Phantom chegar perto o suficiente e atire-lhe uma flecha e use o bumerangue para puxar a chave que ele deixará cair. Suba na estaca, use o gancho no baú grande e alcance a porta.


Nota: Para o baú existir, é necessário que você tenha matado todos os Phantom Eyes da sala em outra vez que visitou o templo.


B11 (24:58) – Siga imediatamente até a porta ao leste. Opcionalmente, antes de fazer isso você pode matar o Phantom a oeste e pegar um pote dourado, mas deve fazê-lo imediatamente, pois o Phantom quebra o pote em poucos segundos.


B12 (24:55) – Observe bem a posição do Phantom e do Phantom Eye para não ser pego, e use o martelo na gangorra para passar por sobre a mureta. Mate o Phantom (não leve a Force Gem que ele deixar cair ao pedestal agora), siga para nordeste, use o martelo no botão enferrujado para abaixar os espinhos e corra até a pequena Zona Segura. Pegue a Force Gem no baú e um Phantom Vermelho aparecerá. Atraia-o e mate-o. Leve a Force Gem até o pedestal. Isso fará aparecer um Wizzrobe, o qual você deverá matar para ganhar tempo. Agora siga para a área noroeste da sala para um procedimento similar. Coloque a Force Gem no Pedestal, mate o wizzrobe e finalmente pegue aquela primeira Gem, levando-a até o pedestal.


B13 (25:00) – Vá pelo oeste, agarre o pote vermelho e leve-o ao sul, quebre-o na área onde estão os Phantoms e fique na pequena Zona Segura criada, de onde derrotará todos os nove inimigos. Suba as escadas no canto oriental da sala (ou use a pá no cantinho com terra à esquerda da porta), pegue o pote dourado, desça novamente e atire-o bem em frente à porta, de modo que você pegue o tempo extra na hora em que passar por ela.


Parabéns! Agora você tem um recorde perfeito de tempo em seu inventário.


Este texto foi escrito com base no guia disponível em <http://www.gamefaqs.com/portable/ds/file/932377/50724> (em Inglês).