Voltar ao topo

Aparições/homenagens em jogos - página 7

Tetris DS (NDS)

Tetris DS (NDS)No modo "Mission" é exibido um grande sprite do Link de Zelda 1, e o jogador precisa realizar as missões propostas na tela superior antes que a energia dos corações acabe. O modo de jogo também apresenta músicas do primeiro Zelda.

 

The Binding of Isaac (PC)

The Binding of Isaac (PC)Ao primeiro olhar já dá para perceber a inspiração que o jogo teve no primeiríssimo Zelda (visualmente, porque o coneito da história é altamente bizarro e perturbador). A perspectiva da câmera, o menu no topo da tela, até mesmo itens e inimigos guardam semelhança com TLoZ. Existe também um "I AM ERROR", referência ao famoso NPC de Zelda II. Contudo, é muito difícil encontrar a sala com esse personagem, as chances são de 5 a 10% apenas, via teletransporte.

 

The Elder Scrolls V: Skyrim (PC, PS3, Xbox 360)

The Elder Scrolls V: Skyrim (PC, PS3, Xbox 360)Após a emboscada de Silver Hand e de ver Farkas se transformar em lobisomem, se você perguntar a ele se todas as Companions são lobisomens, ele irá responder: "Not everybody, just the members of the Circle. It's a secret to everybody."

A referência à frase clássica do Zelda 1 é bem posicionada; afinal, no contexto de "lobisomem", podemos pensar em Twilight Princess, em que Link vira um lobo.

 

The Heist (iOS)

The Heist (iOS)Nos puzzles do tipo Sudoku, nível 15 de Sand Gardens, as peças possuem diversos símbolos do universo Zelda, como os medalhões dos sábios, das deusas, dos gorons e gerudos.

 

The Legend of Kusakari: The Legend of Shiba Kaarii (3DS)

The Legend of Kusakari: The Legend of Shiba Kaarii (3DS)Temos aqui uma referência bem humorada a Zelda: este é um jogo sobre cortar grama, algo que sabemos o quanto Link adora. O nome e o logotipo do jogo não deixam dúvidas do tom de paródia do título disponível na eShop japonesa. O tal Shiba Kaarii até tem uma espécie de Spin Attack com sua gadanha, além da vida medida em corações.

Sua missão não é tão heróica, mas seu objetivo tem lá algum valor: tudo o que Shiba quer é ajudar os heróis a lutarem mais confortavelmente; ele próprio não é capaz de enfrentar os inimigos.

 

The Plan (PC)

The Plan (PC)Neste pequeno jogo, disponível gratuitamente para todas as plataformas do Steam, há uma conquista (achievement) chamada "Hey, Listen!". Para obtê-la basta jogar pela primeira vez, retornar para a tela de título e visualizar os créditos.

Parece aleatório, mas se considerarmos que o jogo é protagonizado por uma mosca, uma das criaturas mais irritantes... até dá para relacionar com a Navi.

Dica do Stenio Stein.

 

The Simpsons Game (PS2, PS3, PSP, NDS, Wii, Xbox 360)

The Simpsons Game (PS2, PS3, PSP, NDS, Wii, Xbox 360)Na fase Never Quest, uma cutscene mostra o Homer vestido com roupa e gorro verdes e a Marge com trajes que lembram Zelda. Há outra referência à série na fase Enter the Cheatrix, na qual Bart e Lisa são abduzidos para uma espécie de fábrica de videogames, e de vez em quando a Lisa fala "I need to meet Zelda, Zelda!" ("Preciso conhecer Zelda, Zelda!").

O jogo também faz sátiras a vários outros games, como Grand Theft Scratchy (Grand Theft Auto), Sitar Hero (Guitar Hero) e Medal of Homer (Medal of Honor).

Agradecimentos a Bruno Jahel pela informação e imagens.

 

The Wonderful 101 (Wii U)

The Wonderful 101 (Wii U)Um upgrade chamado Hero Heart Fragment aumenta a vitalidade após quatro deles serem coletados. Soa familiar? É assim que os pedaços de coração em Zelda funcionam.

Após concluir a Operation 001, o jogador é apresentado às missões ocultas do jogo. Durante essa cena, a fala de P-Star inclui um "it's a secret to everybody".

Na Operation 005, os heróis se aventuram nas ruínas de uma cidade perdida chamada Lowrule, um trocadilho em oposição ao "high" da pronúncia de "Hyrule" (trocadilho que também deu origem a Lorule em A Link Between Worlds, que foi lançado alguns meses após TW101). Na cidade há alguns puzzles consistindo em acender tochas para revelar itens, o que também parece uma referência à nossa série favorita.


 

Trace Memory (NDS)

Trace Memory (NDS)Na estante em Silver Bird Room, no segundo capítulo, há um livro chamado "The Legend of Zelda: A Chronology". Na época, a cronologia oficial da série era um mistério e grande alvo de especulação pelos fãs, o que tornava a referência particularmente divertida. Atente que o easter egg só pode ser visto antes de pegar o livro branco. Na Europa, Austrália e Japão, o nome deste jogo é Another Code: Two Memories.

Houve uma continuação para Wii – Another Code: R – A Journey into Lost Memories. Nesse jogo, num diálogo entre Ashley e Matthew, a primeira diz: "It's dangerous to go alone. What if something happens to you?" ("É perigoso ir sozinho. E se algo acontecer a você?"). A primeira sentença possivelmente é uma sutil referência a Zelda 1, embora possa não passar de uma coincidência.

 

Troca-cartas (3DS)

Troca-cartas (3DS)Em 22 de fevereiro de 2012, os usuários receberam uma carta de Eiji Aonuma via SpotPass, dizendo:

"Olá, aqui é Aonuma, produtor de Legend of Zelda da Nintendo. Você curtiu The Legend of zelda: Ocarina of Time 3D? Graças a todos, a série Legend of Zelda teve um 25º aniversário muito feliz. Espero que você esteja aguardando por novos jogos de Legend of Zelda."

A mensagem veio em um novo papel de carta, exibindo sprites do Zelda 1. Posteriormente outros papéis de carta com a temática de Zelda vieram, mas com o desativamento da função SpotPass não é mais possível obtê-los.

 

Warcraft II: Tides of Darkness (PC)

Warcraft II (PC)Nas pedras do Temple of the Damned é possível ver gravada a figura da Triforce.

 

Warcraft III: Reign of Chaos (PC)

Se você clicar algumas vezes num "Druid of the Claw" ele vai dizer "Can't... Stop... DANCING!" (não consigo parar de dançar!), com uma música de fundo que lembra (muito vagamente) Saria's Song, sendo possivelmente uma referência a Darunia, de Ocarina of Time.

 

Warhammer 40000: Dawn of War II (PC)

Na expansão Retribution, quando um esquadrão de Guardas Imperiais recebe upgrade de armas, pode ser dita a célebre frase "It's dangerous to go alone, take this".

 

Wario Land 2 (GBC)

Wario Land 2 (GBC)Pegando-se todos os 50 itens através do jogo, será aberto o último nível. E, é claro, alguns desses tesouros são itens de jogos da Nintendo, sendo o de Zelda a Ocarina (terceira linha, sexta coluna).

 

WarioWare: D.I.Y. (NDS)

WarioWare: D.I.Y. (NDS)Em um microgame da série 9-volt, controla-se Link para derrotar ChuChus amarelos. Inspirado em Phantom Hourglass.

E como o próprio jogador pode criar microgames, alguns dos itens à sua disposição o coração, a chave e a fada do Zelda 1, além de se poder desbloquear uma música de The Wind Waker.

 

WarioWare: D.I.Y. Showcase (WiiWare)

WarioWare: D.I.Y. Showcase (WiiWare)No microgame "Zelda 2", do 18-volt, o jogador precisa tocar no Link para que ele bloqueie os bumerangues arremessados pelo Goriya.

 

WarioWare, inc.: Mega Microgame$ (GBA)

WarioWare, inc.: Mega Microgame$ (GBA)Um dos joguinhos retrôs de 9-Volt é baseado no The Legend Of Zelda de NES, no qual você deve guiar Link pela caverna.

Ainda, durante os créditos do jogo, segure "baixo" no controle para que as estrelas se transformem em Triforces.

Ambos os cameos aparecem no remake para Game Cube, WarioWare, inc.: Mega Party Games. O outro jogo da série para GBA, WarioWare: Twisted! também apresenta joguinhos baseados em Zelda.

Agradecimentos a Gesso e Nintendo Database.

 

WarioWare: Smooth Moves (Wii)

WarioWare: Smooth Moves (Wii)Há dois minigames baseados na série Zelda: um consiste em tirar a Master Sword do pedestal (Ocarina of Time), e o outro em planar com a Deku Leaf (The Wind Waker).

Link também faz uma aparição junto a outros personagens clássicos da Nintendo, num minigame em que o jogador os conduz a tocar instrumentos (sendo que uma das músicas é de Zelda).

Ainda, uma das posições do jogo é chamada "The Triforce", lembrando a pose que Link faz ao conseguir um novo item.

Por fim, durante os créditos, o Mii de uma pessoa que trabalhou na localização norte-americana do jogo aparece com vestimentas de Link.




 

WarioWare: Touched! (NDS)

WarioWare: Touched! (NDS)Mais uma vez a série Zelda é referenciada na coletânea 9-volt. Desta vez, o microgame de 5 segundos consiste em tocar em fadas na tela sensível do DS antes que o tempo acabe. O primeiro nível pode apresentar visual tanto to Zelda 1 quanto do 2; já os dois níveis seguintes usam sempre a aparência do primeiro.

Outro microgame do 9-volt é o "8-bit Hero", no qual o jogador deve encontrar um pixel incorreto em sprites de personagens, como em um jogo dos erros. A última das figuras é o Link do Zelda 1.

E novamente, se você segurar o D-pad para baixo durante os créditos, as estrelas se transformarão em Triforces.

 

WarioWare: Twisted! (GBA)

WarioWare: Twisted! (GBA)De novo um dos microgames do 9-volt envolve The Legend of Zelda: use o escudo de Link para bloquear os ataques dos Octoroks.