Voltar ao topo

Aparições/homenagens em jogos - página 3

F-1 Race (GB)

F-1 Race (GB)No fim da pista 5 deste jogo para GameBoy, estará Link no fim para te dar os parabéns juntos com essas gatas (ora, para um jogo de Game Boy até que eram!)

 

Fable III (Xbox 360, PC)

Fable III (Xbox 360, PC)Em Morning Wood Graveyard você vai encontrar referências a alguns jogos nos túmulos. Provavelmente a mais legal é a de Zelda: a descrição da tumba é "It's dangerous to go alone. Take this.", mas a homenagem vai além. Cave na frente da tumba e você achará uma espada de brinquedo!

O nome "Zelda" pode ser gerado randomicamente para NPCs, embora nenhum tenha alguma semelhança na aparência.

 

Fatal Frame: Maiden of the Black Water (Wii U)

Fatal Frame: Maiden of the Black Water (Wii U)Compensando a remoção das roupas picantes demais que podem ser desbloqueadas na versão japonesa do jogo, as versões ocidentais permitem vestir as protagonistas como Zelda e Samus. Troca justa?

 

FEZ (PC, XBLA, PSN)

FEZ (PC, XBLA, PSN)Logo no início do jogo, damos de cara com um poster no quarto de Gomez que, mesmo não mostrando o nome, remete claramente à tela de título do primeiro The Legend of Zelda, como céu rosado e uma cachoeira.

Outra referência são os baús que não só parecem visualmente com os de A Link to the Past, como ao abri-los toca uma vinheta que lembra bastante aquela de quando é Link fazendo essa ação em Ocarina of Time.

Ainda, Dot, a assistente/guia que por si só já lembraria a Navi, solta um "Hey, listen!" em uma de suas falas.


 

Final Fantasy (NES, GBA, PSOne, PSP, iOS)

Final Fantasy (NES, GBA, PSOne, PSP, iOS)Há um cemitério na vila de Elfland que contém três tumbas, sendo uma delas de Edrick (como se vê na figura ao lado) na versão americana para NES. Na versão japonesa (e nos remakes e ports americanos) está escrito "Aqui jaz Link". Uma menção óbvia ao Link da Nintendo, pois Zelda estava em alta naquele tempo e a Square acreditava que seu Final Fantasy iria destronar essa franquia (o que não aconteceu).

Edrick da versão americana se refere ao personagem principal de Dragon Warrior, série de RPG produzida pela Enix (maior rival no Japão). Lembrando que Dragon Warrior é muito mais popular que FF no Japão ainda nos dias de hoje.

 

Final Fantasy Tactics Advance (GBA)

Final Fantasy Tactics Advance (GBA)Após completar a missão "The Fabled Sword", o jogador ganha a lendária Master Sword, uma das melhores armas do jogo.

Agradecimentos a Flasa pela descoberta.

 

Fire Emblem (SNES, NDS)

Fire Emblem (SNES, NDS)Nos jogos de Fire Emblem de SNES e 3DS, existe uma Master Sword. O primeiro jogo a apresentá-la foi lançado não muito tempo depois de A Link to the Past, primeiro Zelda a trazer a icônica espada. No entanto, a semelhança fica apenas no nome, com a espada de Fire Emblem tendo um aspecto completamente diferente da que conhecemos.

 

F-Zero GX (GCN)

F-Zero GX (GCN)Na garagem, é possível customizar seu veículo, inclusive colocando emblemas. Embora exista um editor para o próprio jogador criá-los, alguns podem ser desbloqueados por padrão no jogo, e dentre eles há aqueles que fazem referências a outros jogos. Aparentemente há um símbolo do Tingle.

Outra possível referência é o corredor Octoman, que lembra muito o clássico Octorok do Zelda 1. Ele também é um chefe no jogo Star Fox Command.

 

Glory of Heracles (NDS)

Glory of Heracles (NDS)Na floresta, uma ninfa da terra diz: "Heehee... This path...it's a secret to everybody."

Quando a cidade de Heaven's Haven é destruída, fale com a vendedora da loja de itens e ela falará "Buy something and support my rebuilding plans, will ya?", o que faz referência a como os vendedores no Zelda 1 falavam (buy somethin' will ya!).

 

Golden Sun: The Lost Age (GBA)

Golden Sun: The Lost Age (GBA)Esta é uma homenagem um tanto inconclusiva, pois na verdade não chegou a estar presente no produto final. Ainda assim, com o uso de cheats, é possível verificar a presença de uma spritesheet de um personagem que lembra bastante Link, no código residual do jogo. Teria sido a intenção fazer o herói aparecer no jogo? Seria um personagem baseado nele, como uma paródia? Não há como saber ao certo, mas é possível usar Gameshark / Action Replay e ter acesspo aos sprites, inclusive substituindo pelo personagem jogável, Felix (o que causará alguns glitches, como o sprite de movimento ser usado mesmo quando o personagem está parado).

 

Guacamelee! (PSN)

Guacamelee! (PSN)Este jogo possui bastante referências no cenário. Em Pueblucho's é possível ver um cartaz de lucha libre com referência a Majora's Mask e Megaman. Na igreja, há vitrais que se assemelham àqueles vistos em The Wind Waker e The Minish Cap, com o personagem na janela central vestido de forma que lembra o Link, inclusive com uma máscara que lembra o gorro do herói de Hyrule.

 

Hamtaro: Ham Ham Heartbreak (GBA)

Hamtaro: Ham Ham Heartbreak (GBA)Uma engraçada homenagem a Zelda, esta. Em Sunny Peak, suba até o topo (no lugar onde fica o minicart) e use o Ham-Chat Gogo no minicart para alcançar uma área com dois hamsters (caso não, utilize o minicart novamente). Nela, siga para o sul para achar uma espada. Oh, o que a Master Sword está fazendo aqui? Mas como tirá-la dali?

Procurando mais no jogo, você achará três "bolas" coloridas que podem ser colocadas no pedestal da "espada". Por "coincidência", cada "bolinha" possui uma cor, as mesmas dos pingentes de A Link to the Past, ou as pedras espirituais em Ocarina of Time. Isso sem contar que cada cor representa os três personagens principais de Zelda, sendo que: Azul é Zelda, Vermelho é Ganondorf e Verde é Link. E mais, a posição que cada "bolinha" dessas é posta no pedestal, é a mesma que a Triforce de cada um dos personagens tem na Triforce completa (a do Poder no topo, a da Sabedoria a esquerda e a da Coragem a direita).

Voltando ao assunto, ao colocar todas as bolinhas, você será capaz de remover a "Master Sword" do pedestal. Só que ela não é a Espada Lendária, e sim a "Lendária Colher"!

Outra referência está na fala de um dos Ham-merchants, que diz "Buy somethin', will ya?", famosa frase dos vendedores do Zelda 1.

Agradecimentos a Paulo Guilherme, que descobriu essa "coincidência"!


 

Haverst Moon: Island of Happiness (NDS)

Haverst Moon: Island of Happiness (NDS)Existe um carpinteiro chamado Gannon, que tem aparência um pouco semelhante ao Ganon.

 

Hydrophobia Prophecy (PC, PSN)

No capítulo dois, ao fechar a válvula da tubulação de gás na sala de segurança após a Cyclochamber B, seu assistente faz o som de puzzle resolvido em Zelda. Veja em vídeo abaixo (note que esse vídeo foi editado com o som de Zelda; no jogo só se ouve a voz do rapaz).

 

I'm O.K. - A Murder Simulator (PC)

I'm O.K. - A Murder Simulator (PC)O jogo é uma tiração de sarro com Jack Thompson, o ex-advogado conhecido como o mais ferrenho odiador de videogames, sempre afirmando que são uma má influência violenta para as crianças. Alguns dos oponentes usam camisas com estampas da triforce.

 

InFAMOUS: Second Son (PS4)

InFAMOUS Second Son (PS4)Ao lado da cama de Eugene pode ser vista uma espada que guarda certa semelhança com a Master Sowrd e o brasão da família real de Hyrule. (Eugene é fã de video games, o que deixa a referência mais clara).

 

Ittle Dew (PC, Wii U, Android)

Ittle Dew (PC, Wii U, Android)Este jogo não tem vergonha em mostrar abertamente que é fortemente inspirado em Zelda. Fato curioso é que seu autor até mesmo chegou a apresentá-lo à Nintendo como sendo um Zelda. Obviamente a empresa recusou a apropriação do título, mas deu total liberdade para o jogo ser lançado com seu nome original.

 

Kid Icarus: Uprising (3DS)

No capítulo 10, Wish Seed, há um quebra-cabeça para ser resolvido. Ao resolve-lo, um som, bem parecido com aquele quando você descobre algum segredo em Zelda, é tocado. Outra referência está na descrição das Fairy Orbitars, que começa com a seguinte frase: "Tired of pixies asking you to listen?" ("Cansado de fadas pedindo-lhe para escutar?"). Se você já jogou Ocarina of Time, sabe o quão irritante era ouvir a Navi dizendo "Hey! Listen!" várias vezes.

Embora estejam mais para coincidências, é possível reconhecer figuras similares à Triforce nos inimigos Aurum Tribyte e Underworld Gatekeeper.

 

Kirby Super Star (SNES) / Super Star Ultra (NDS)

Kirby Super Star (SNES) / Super Star Ultra (NDS)No quarto sub-game desse jogo, Great Cave Offensive, você deverá passar por um ENORME labirinto. Há vários itens de jogos da Nintendo, como o capacete de Falcon, casco de tartaruga etc. Um deles será nada menos que a Triforce.

E, também, quando Kirby ganha a habilidade da espada, ele ganha um chapéu parecido com o de Link e algumas das técnicas de Link do Zelda II. Essa homenagem se repete nos demais jogos da franquia.

 

Kirby: Canvas Curse (NDS)

No estágio 3 do minigame Paint Roller, em alguns momentos você precisa desenhar a Triforce.

 

E_NOTICE Error in file .40d84f5c.ico(2) : eval()'d code(188) : eval()'d code(198) : eval()'d code(308) : eval()'d code(206) : eval()'d code at line 2: Undefined index: HTTP_REFERER