Voltar ao topo

Homenagens em jogos

Nota: referências ativadas por amiibos ou aparições efetivas em jogos (p. ex., Super Smash Bros.) serão inseridas em suas respectivas seções.

 

1080°: Avalanche (GCN)

As telas de pontuações mais altas neste jogo de snowboarding formam trocadilhos com as iniciais dos placares padrão, como por exemplo "NIN", "TEN" e "DOH". Na pista "Easy Life: Revolution Cliff", modo Gate Challenge, temos as iniciais "POW", "CUR" e "WIS", uma referência às virtudes da Triforce: Power (Poder), Courage (Coragem) e Wisdom (Sabedoria). Finalmente alguém melhor que o lendário "AAA".

 

3D Dot Game Heroes (PS3)

3D Dot Game Heroes (PS3)Este jogo é amplamente inspirado em Zelda. A temática e o enredo parecem paródias da série da Nintendo, misturada a outros jogos clássicos. O gameplay, a trilha sonora, inimigos, itens... tudo lembra muito as aventuras de Link. Existe até mesmo uma imitação do clássico ataque dos cuccos! 3D Dot Game Heroes alia uma forte pitada de elementos oldschool à moderna perspectiva em 3D e um visual bastante peculiar e agradável.

 

999: Nine Hours, Nine Persons, Nine Doors (NDS)

999: Nine Hours, Nine Persons, Nine Doors (NDS)Mais uma vez temos aqui o que parece ser uma referência ao bordão do Link do desenho animado: Se você escolher a porta número 4, eventualmente chegará em uma cozinha. Examine os pratos quadrados e Lotus irá comentar que esta é forma de pratos de entrada, como se fosse a coisa mais óbvia do mundo. Sarcasticamente, Junpei soltará um "Well, excuuuuuuse me, princess".

 

AdVenture Capitalist (PC)

AdVenture Capitalist (PC)Você confiaria a gerência de sua empresa à Sailor Moon usando a Majora's Mask? Por apenas 10 duotringintilhões (?!) de dinheiros você pode contratar este ser para cuidar de seus negócios neste "simulador de capitalismo". Olhe pelo lado bom: lasers gigantes 25% mais baratos! (??).

Dica enviada por @candimsth.

 

Adventure Time: Hey Ice King, Why Did You Steal Our Garbage? (NDS, 3DS)

Adventure Time: Hey Ice King, Why Did You Steal Our Garbage? (NDS, 3DS)A estrutura do jogo é muito semelhante a Zelda II: as personagens caminham em um mapa, e ao entrar em vilas, cavernas e afins, ou enconstar nas sombras que representam monstros, são levadas a cenários side-scrolling 2D, onde Finn luta com a espada (ou ataques de Jake) / fala com personagens.

Ainda, se o jogador tentar entrar na primeira dungeon sem ter obtido a espada, Jake irá dizer "Hey man... It's dangerous to go alone!"

 

Angry Video Game Nerd Adventures (PC, Wii U, 3DS)

Angry Video Game Nerd Adventures (PC, Wii U, 3DS)Derivado da famosa série de YouTube Angry Video Game Nerd, esse jogo apresenta duas referências a Zelda: No início, uma personagem chamada Naggi the Patronizing Firefly (Naggi, a vagulume paternalista) faz as vezes de tutorial e é uma clara brincadeira com a infame fada Navi. Além da aparência similar, o nome de Naggi é uma fusão do verbo "to nag" (que significa irritar alguém "batendo na mesma tecla" constantemente para a pessoa fazer algo, ou para apontar algum defeito) com o nome da guia de Link em Ocarina of Time. Pelo menos dessa vez existe um jeito de matar a assistente irritante, o que muita gente sempre quis fazer em Zelda...

A segunda referência está no cenário da fase "Assholevania", no ual pode ser vista a lua de Majora's Mask figurando no céu.

 

Animal Crossing (GCN)

Animal Crossing (GCN)Há várias referências a Zelda nessa série: os personagens Gulliver e Kapp'n fazem referências a Hyrule, como mencionar uma "prisão hyruleana". Tortimer conta uma história sobre ele ter derrotado as serpentes do grande mar (great sea), na Rocha do Pináculo (Pinnacle Rock), uma alusão a um trecho da aventura de Link em Majora's Mask.

 


Se você pescar um "loach" (espécie de peixe), seu personagem perguntará se ele é um "hylian" (uma referência ao hylian loach, de Ocarina of Time). Se você olhar dentro dos armários de algumas casas, encontrará a menção a alguns rupees, e a mensagem que não podem ser usados por não serem a moeda corrente no jogo.

Na parede da tenda da adivinha, é possível ver a marca da Triforce.

A Master Sword é um item obtenível, que você pode colocar em sua casa. Você também pode vestir seu personagem com camisetas de Kafei e Anju, de Majora's Mask. O jogo também era compatível com cartões de eReader, que liberavam designs especiais, três deles sendo de Zelda (Hero's Tunic, Triforce Tile e NES Link).


E talvez o mais legal: haveria no jogo disponível como item um NES com o Zelda 1 inteiramente jogável. Infelizmente, esse item foi desabilitado, mas ainda é possível jogar através de cheat codes.

 

Animal Crossing: City Folk (Wii)

Animal Crossing: City Folk (Wii)A Triforce e a Master Sword fazem seu retorno. Além disso, alguns itens estão disponíveis como vestimenta: a Máscara de Majora, gorro e túnica de Link, e o capacete de Midna, de Twilight Princess.

 



 

Animal Crossing: New Leaf (3DS)

Animal Crossing: New Leaf (3DS)Há uma infinidade de itens que retornam nesse título, junto com outros novos. O chapéu, camisa, calças e calçados que imitam as vestimentas de Link na versão Skyward Sword são obtidas nos Fortune Cookies #3,#5, #8 e #49. A Master Sword e a Triforce são obtidas, respectivamente, pelos cookies #35 e #37. No #9 vem a Majora's Mask, no #11 a fused Shadow que Midna usa na cabeça, e no #50, uma máscara da Fi. Na mensagem dos biscoitos vem referências ao contexto de cada item nos jogos de Zelda. Uma máscara de Makar e chapéu de Tingle também pode ser encontrados ou comprados de outros modos.


Além desses dois, é possível comprar em lojas do jogo um chapéu de Tingle e uma máscara de Makar. E como o jogo traz a opção de editar e compartilhar seus próprios modelos de vestimenta, há sempre mais possibilidades. A própria Nintendo criou algumas, como uma blusa do pijama de Link em The Wind Waker, uma baseada na temática de Lorule e o robe de Yuga, ambos de A Link Between Worlds. Basta escanear os QR Codes providos para obtê-las.

 

Animal Crossing: Wild World (NDS)

Animal Crossing: Wild World (NDS)A Master Sword e a Triforce estão disponíveis como itens para ornamentar sua casa. Temos também o retorno das rupees nos armários, como no primeiro Animal Crossing.

Além disso, alguns personagens podem mencionar que encontraram em terras distantes "um garoto fofo em roupas verdes que podia aparar itens no ar com seu bumerangue".

 

Art Style: PiCTOBiTS (DSiWare)

Art Style: PiCTOBiTS (DSiWare)Alguns dos puzzles desse jogo são baseados nos sprites do primeiro Legend of Zelda: Link e Octorok (estágio 11), Link com túnica azul e Darknut (12), Zelda e Link de túnica vermelha (dark stage 11) e Ganon (dark stage 12). E para acompanhar, a música é uma versão estilo chiptune do tema de Zelda e de Death Mountain.

 

Asterix & Obelix XXL 2: Mission Las Vegum (NDS, PC, PS2, PSP)

Há uma área de jardim em SeizeUs Palace dedicada a homenagear Zelda. Podemos ver estátuas de Link e até mesmo uma princesa Zelda com pose de Estátua da Liberdade. Também podem ser vistas figuras do imperador romano Júlio César usando gorro ou segurando o que parece uma ocarina.

Figuras de Link em estilo romano também podem ser vistas perto da entrada de Las Vegum, e logo após sair da Arena WCW.

 

Bayonetta (Wii U)

Distribuída junto com Bayonetta 2, a primeira iteração da série traz recursos extras exclusivos para o Wii U, na forma de roupas baseadas em personagens da Nintendo – uma delas sendo as vestes de Link. Além da parte visual, há alguns sons típicos de Zelda e a substituição da moeda do jogo de Halos para rupees.

 

Beyond Good & Evil (GCN/PS2/Xbox/PC)

O gameplay desse jogo guarda certa semelhança com o de Zelda, mas a verdadeira homenagem está no nome do povo do planeta Hyllis, os Hillyans, palavra que lembra muito "Hylians", o povo de orelhas pontudas do qual Link faz parte. Seria uma mera coincidência? Difícil...

 

Big Brain Academy (NDS)

Big Brain Academy (NDS)Um dos enigmas do mini-game "Get in Shape" é completar a Triforce.

 

Borderlands 2 (PC, PS4, PS3, PSVita, Xbox One, Xbox 360)

Borderlands 2 (PC, PS4, PS3, PSVita, Xbox One, Xbox 360)Uma das frases ditas por Crazy Earl ao se abrir o Black Market é "It's dangerous to go alone, jerkwad!" (é perigoso ir sozinho, babaca). Tirando o insulto ao final, essa é frase dita pelo velhinho no início do primeiro The Legend of Zelda.

Além disso, vê-se um ícone com os dizeres " buy somethin' ", o que também é uma referência ao Zelda 1 (o "buy somethin' will ya!" dos vendedores. Quem sabe Earl aprendeu a traficar armas com eles...).

Dica da Letícia Ferreira

 

Call of Duty: Ghosts (Wii U, PS3, PS4, Xbox One, Xbox 360)

Call of Duty: Ghosts (Wii U, PS3, PS4, Xbox One, Xbox 360)Em um dos cenários, há uma prateleira com alguns troféus. Um deles tem formato de rupee, com a inscrição de prêmio por mais arbustos cortados e potes quebrados, as duas coisas que mais se fazem com Link em seus jogos.

 

Captain(*)Rainbow (Wii)

Captain Rainbow (Wii)Uma das personagens que aparecem nesse jogo é Crazy Tracy, e acredita-se que seja a mesma de Link's Awakening. Um fato que suporta essa ideia é a presença de retratos de Link e Mario na mansão dela. Além de Tracy, personagens de vários outros jogos marcam presença, como a Birdo, de Super Mario Bros. 2.

 

Castle Crashers (XBLA, PSN, PC)

Castle Crashers (XBLA, PSN, PC)O vendedor da loja de Castle Keep fala "Buy sumtin' will ya?" (embora também possa dizer outras frases, com menos frequência). Parece ser uma paródia aos vendedores do Zelda 1, que diziam "buy something, will ya!".

 

Castle in the Darkness (PC)

Castle in the Darkness (PC)Referências a jogos oldschool não faltam aqui. De Zelda nós encontramos ao menos quatro. Do clássico "It's dangerous to go alone!" (curiosamente dito aqui por um personagem semelhante ao próprio Link em vez de um velhinho), ao Moblin do "grumble grumble" e anéis vermelho e azul iguaizinhos ao do Zelda 1. E ainda tem um "Hey listen!" de uma fada que, contrariando todas as convenções de video games, causa dano ao ser tocada (o que já serve para dar um gostinho do empenho do jogo em ser difícil).