Voltar ao topo

Homenagens em mídias diversas - Cinema e TV (página 2)

O Gênio do Videogame (The Wizard)

Um antigo clássico da Sessão da Tarde... Em uma cena podemos ver um atendente da Power Line (um serviço por telefone em que as pessoas pediam dicas sobre os jogos) usando um boné com o logo de Zelda.

Mais tarde no filme, vemos Sam jogando Zelda II, reconhecível pela música, além de passar uma imagem do jogo na TV por um breve momento. Infelizmente seu filho Nick puxa o cabo do controle e acaba com a diversão... O que é uma pena, pois ele estava "no sexto palácio de Hyrule" e tinha acabado de conseguir "passar pelo River Devil". Ele já tinha a Chave Mágica, a Cruz e estava perto de chegar ao "bárbaro".

É uma sequência de referências bem legal, mas apresenta inconsistências: o sexto palácio fica depois de River Devil, logo, não faria sentido ele estar na dungeon e dizer que acabou de passar desse lugar. Sem contar que esse rio é uma parte no mapa principal, e não uma área em side-scrolling que se passe lutando com Link. Para completar, a imagem da TV mostra que ele estava em uma vila...

Outro problema é que não existe um bárbaro no jogo, o que provavelmente foi uma confusão com o nome de Barba, o chefe do sexto palácio (que é um dragão). O filme foi feito em parceria com a Nintendo para colocar referências de seus jogos, mas pelo jeito os roteiristas não eram jogadores...

Os responsáveis pela dublagem tinham ainda menos ideia do que estavam fazendo, substituindo a fala sobre o sexto palácio para "estou quase fazendo 20 mil pontos", trocando "river devil" por "reino mágico" e cruz por espada. Mas o pior vem na cena seguinte, em que novamente há uma menção a Zelda, só que a dublagem trocou o nome de Link por "Mike", que "encontra uma amiga Zelda e tem que achar uma casa." No áudio original, o personagem Corey está fazendo uma analogia bizarra sobre Link ter que encontrar Zelda em suas aventuras, e sua amiga Haley ter que encontrar uma casa.

 

O incrível mundo de Gumball (The Amazing World of Gumball)

O incrível mundo de Gumball (The Amazing World of Gumball)Há duas referências na segunda temporada. Primeiramente no episódio 10, "O Tesouro" (The Treasure), Anais descobre um segredo que, acha ela, leverá a um tesouro da família Watterson. No sótão da casa, quando a luz atravessa um globo de neve, acaba sendo revelada uma passagem secreta na chaminé. Para completar o ar de "puzzle resolvido" que vemos o tempo todo em Zelda, um efeito sonoro similar ao do jogo é tocado.

No episódios 18, "Os Vacilões" (The Flakers), Darwin e Anais jogam um game chamado "The Tale of Zelmore", o que é uma óbvia paródia de The Legend of Zelda. No episódio 32, "A Promessa" (The Promise), Gumball e Darwin estão ansiosos para o lançamento da sequência do jogo, e ele é inserido no console com uma pose digna de Link.

Agradecemos a João Gabriel V. Garcia e a Henrique pela dica.

 

Os Jovens Titãs em Ação (Teen Titans Go!)

Os Jovens Titãs em Ação (Teen Titans Go!)O episódio 39 da segunda temporada, "Video Game References", coloca cada titã dentro de um jogo que paroideia um título antigo. O primeiro deles, Starfire's Quest: The Legend of the Legendary Quest (A Jornada de Estelar: A Lenda da Lendária Jornada), é uma brincadeira em torno do "It's Dangerous do go alone" do Zelda 1.

 

O Super Show! dos Irmãos Mario (The Super Mario Bros. Show!)

Foi nesse programa que estrelou o famigerado desenho animado de Zelda, mas também há uma referência no desenho do Mario: em um episódio aparecem criaturas chamadas quirks, que tocam uma música para deter Koopa; essa canção é o começo da abertura da animação estrelada por Link.

 

Capitão N: o Mestre do Jogo (Captain N: The Game Master)

Capitão N: o Mestre do Jogo (Captain N: The Game Master)Outro desenho bizarro dos anos 80, da mesma produtora dos desenhos de Mario e Zelda. Na segunda temporada, Link e a princesa fazem diversas aparições (coitados, mal tiveram tempo de se exibir com seu próprio show, cancelado precocemente).

 

Phineas e Ferb

Phineas e FerbEm alguns episódios é possível ver a Triforce em plano de fundo, como no laboratório do Dr. Heinz Doofenshmirtz (como visto no episódio "Inverão" (S'winter)), ou no episódio "O Nome Disso é Labirinto" (We Call it Maze). Esse último episódio, aliás, é sobre um labirinto em que os personagens resolvem puzzles para avançar, então uma referência a Zelda faz bastante sentido.

 

Psych

O início do episódio 6 da sexta temporada (Shawn, Interrupted) mostra o jovem Shawn chegando em casa em 1991, e quando seu pai pergunta como foi o dia dele, a resposta é "oh, o de sempre. Bem, vou para o meu quarto jogar Legend of Zelda."

 

Queridinho da Vovó (Grandma's Boy)

Neste filme de 2006, enquanto o personagem J.P. afirma que os video games o deixaram milionário sem precisar frequentar a escola, ele se gaba de que pode não saber de diversas coisas, mas zerou The Legend of Zelda antes mesmo de aprender a andar.

 

Salsicha e Scooby Atrás das Pistas (Shaggy & Scooby-Doo Get a Clue! )

Salsicha e Scooby Atrás das Pistas (Shaggy & Scooby-Doo Get a Clue! )No episódio 5, "Casa Esperta" (Smart House), um dos chips com vírus de computador que um personagem tira do bolso contém o símbolo da Triforce. Também pode ser visto um símbolo que faz alusão à Umbrella Corporation, da série Resident Evil.

 

Scott Pilgrim Contra o Mundo (Scott Pilgrim VS The World)

Scott Pilgrim Contra o Mundo (Scott Pilgrim VS The World)Iniciando logo a primeira cena do filme, ouve-se a musiquinha de abertura de A Link to the Past. O personagem Young Neil está jogando a versão de GBA em seu DS Lite, como pode ser percebido por efeitos sonoros do jogo, além dele próprio mencionar Zelda quando Knives Chau pergunta o que ele toca (de instrumento - em Inglês, "tocar" e "jogar" são ambos representados pelo verbo "to play"). Efeitos sonoros de Zelda podem ser ouvidos aqui e acolá ao longo do filme, mas o maior destaque vai para a versão do tema da grande fada de A Link to the Past quando Scott está sonhando (a produção do filme pediu autorização a Shigeru Miyamoto para usar a música).

Outra possível referência é a cor do cabelo de Ramona, que aparece em três cores diferentes ao longo do filme: cor-de-rosa, azul e verde, o que lembra as cores das deusas (embora Din seja representada pelo vermelho, e não rosa). Na batalha contra Gideon no Chaos Theatre vemos Gideon no topo de uma pirâmide; possivelmente uma inspiração em A Link to the Past.

E assim como nos quadrinhos (ver na página seguinte), temos três letras G formando uma Triforce invertida na camiseta de Gideon Graves, além do Negga Scott, que pode ter sido inspirado no Dark Link.

 

Se Liga, Ian (Being Ian)

O programa favorito de Korey na TV é uma paródia de Super Smash Bros. Melee, e nele há uma personagem parecida com Zelda. Também podem ser vistas referências a Marth, de Fire Emblem, e Astro Boy.

 

Sobrenatural (Supernatural)

Sobrenatural (Supernatural)Nos primeiros minutos do episódio 21 da 10ª temporada (Dark Dynasty), vemos a personagem Charlie usando uma camiseta com o logotipo do primeiro Zelda. Infelizmente ela está com uma camisa xadrez por cima, cobrindo a referência parcialmente, mas ainda assim é bastante evidente.

Agradecemos ao Alex Allan pela informação e foto.

 

South Park

Link em South ParkGanondorf em South ParkÉ possível ver referências a Zelda no segundo e terceiro episódios da trilogia "Imaginationland". Primeiro, vemos rapidamente Link correndo quando os personagens imaginários do mal atacam. Por sinal, um desses personagens é Ganondorf, que faz sua aparição no terceiro episódio.

Na trilogia "Black Friday", da 17ª temporada, vemos pela primeira vez a "Princess Kenny", que é o Kenny vestido de princesa, num figurino bastante inspirado no visual da própria Zelda. Ela também aparece no jogo The Stick of Truth/.

 

Steven Universo

Steven UniversoSteven tem um GameCube. Com The Wind Waker! Embora sem mostrar explicitamente o logo do jogo, é possível identificá-lo claramente na imagem, ao lado de um Animal Crossing. A cena ainda apresenta bonecos de personagens de outros jogos.

No eísódio 19, "O Quarto de Rose" (Rose's Room), Steven joga um certo "Golf Quest Mini" em seu Nintendo 64. É uma paródia de vários jogos, incluindo Zelda, na parte do "It's Dangerous to go alone, take this", seguido do personagem ganhando um item e Steven cantarolando uma música que lembra o clássico jingle de Zelda.

No episódio 45, Steven puxa a espada de sua mãe de dentro da juba do Leão cantarolando de forma que lembra bastante Link obtendo um item.

No oitavo episódio da segunda temporada, "Reformed", há uma garrafa de Lon Lon Milk na cozinha.

Há também uma gema de localização desconhecida que se parece com a Triforce. Como essa é uma forma muito simples e comum, pode ser apenas coincidência, mas dado o histórico de outras referências e a declarada predileção da autora do desenho por Ocarina of Time, é bem possível que a alusão seja intencional.

Diversos outros aspectos são apontados por algumas pessoas como possíveis referências a Zelda, como o Warp Whistle, a Dimensão do Leão, o Olho Vermelho, o Crab Gem Monster e os Centipletles, mas a ligação é menos evidente e podem se tratar de coincidências.

 

Stjörnustrákur (Star Boy)

Nessa antiga mini-série islandesa de 1991, os protagonistas Blámi and Ísafold visitam uma criança em um hospital. A criança está jogando video game e é possível ver Link e o nome "Zelda" de cabeça para baixo na cena.

 

Super Esquadrão dos Macacos Robôs Hiperforça Já! (Super Robot Monkey Team Hyperforce Go!)

Super Esquadrão dos Macacos Robôs Hiperforça Já! (Super Robot Monkey Team Hyperforce Go!)No episódio 40 (Galactic Smash: Space Attack (Part 1)), Otto usa um projetor de hologramas para alterar a aparência de Chiro, dando-lhe formas pixeladas de Mario e Donkey Kong, e uma pose idêntica a uma artwork de Link em The Minish Cap.

 

The Big Bang Theory

The Big Bang TheoryNo episódio 13 da terceira temporada desta série do Warner Channel (The Bozeman Reaction), os personagens Sheldon (Jim Parsons) e Leonard (Johnny Galecki) relatam a um policial os itens que foram roubados de seu apartamento. Entre diversos consoles e jogos, Sheldon menciona alguns Zeldas.

E no episódio 19 da 7ª temporada, é possível ver uma propaganda de A Link Between Worlds na loja em que Sheldon tenta se decidir que console comprar.

 

The Kids in the Hall

The Kids in the HallNo quinto episódio da quinta temporada da série The Kids In The Hall, que passava no canal Multishow, o personagem Gavin (interpretado por Bruce McCulloch) usava um boné com o logo de Zelda. Esse boné vem do fundo do baú, da época em que o primeiro Zelda para Nintendinho foi lançado.

Agradecimentos a Zelda | TGL.bz - Hyrule pelas informações e foto.

 

TV Globo

Talvez sem nem mesmo saber da relação com Zelda, a Globo já colocou Song of Time para tocar em programas jornalísticos como Fantástico e Globo Repórter. O trecho parece ser mixado em alguma música que a emissora obteve direitos para usar na trilha de fundo.

Obrigado a Isac Morandin por nos lembrar dessa referência, que mesmo que não seja intencional, vale a citação.

Outro fato curioso é que uma das repórteres da emissora se chama Zelda Mello. Embora ela pareça velha demais para seu nome ser uma homenagem a nossa princesa, vale mencionar uma gafe engraçada que aconteceu no Jornal da Globo em 2007.

 

World War Blue (Aoi Sekai no Chūshin de)

Este animê é uma personificação das "console wars", as bringuinhas entre fãs de empresas de video games. Zelig, general do Império Ninteldo, é baseado em Link.

Cabelo Loiro espetado e olhos azuis, roupas esverdeadas. Habilidade com espada (a qual pode lançar raios), gritando enquanto luta, mas fora desse contexto é caladão. Conhecido por ser o homem que resolve todos os mistérios, e viciado em leite. Também usa um colar com uma Triforce negra invertida, e ocasionalmente uma máscara que lembra a Keaton. São todas características que apontam para Link, embora na história Zelig seja um antagonista e tenha prazer em matar.

Agradecemos a Doc. Mak pela dica de referência.

 

Zatch Bell

Zatch BellNos episódios 14 e 15, a personagem Megumi está usando uma roupa de princesa. Até aí nada demais, mas quando se observa seu pescoço em maior detalhe, nota-se que há um desenho da Triforce na gargantilha que ela usa. Considerando a vestimenta, é bem possível que essa seja de fato uma sutil referência.

Agradecimentos a James Garcia da Silva pela dica!

 

Z Nation

Z NationNo episódio "We Were Nowhere Near the Grand Canyon" (10º da segunda temporada) desta série do canal Syfy, Vasquez comenta sobre o mal humor de Murphy e recebe um "well, excuse me princess" em resposta. Esse é o famoso bordão de Link do desenho animado de Zelda.

Agradecemos ao Rodolfo R. Gomes pela dica dessa referência.