Voltar ao topo

Homenagens em mídias diversas

Referências no cinema e na TV

 

Ametista, a Princesa do Mundo de Cristal (Amethyst, Princess of Gemworld)

Ametista originalmente é uma personagem de quadrinhos da DC Comics, lançada nos anos 80. Em 2013, foi produzida uma animação piloto, modernizando a temática com inspiração em video games e um estilo artístico mais voltado para a animação japonesa.

Desse modo, há referência a jogos como Zelda, incluindo uma bem direta, dita pelo príncipe Topázio: "It's dangerous to go alone, take this". A clássica frase do início do primeiro Legend of Zelda.

Apesar de promissora, a série não foi desenvolvida, tendo ficado restrito a uma sequência de pequenos episódios (caracterizados como "fases de um jogo) que perfazem apenas nove minutos.

 

As Meninas Super-poderosas (The Powerpuff Girls)

As Meninas Super-poderosas (The Powerpuff Girls)Em um episódio das Meninas Super-Poderosas (Episódio 302b) chamado "Child Fearing" (Medo de Criança) é prestada uma homenagem super engraçada a Zelda. Nela, o Prefeito está jogando Ocarina of Time em seu Nintendo 64, e ele não é muito bom...

 

Casa Animada (Drawn Together)

O Seriado Drawn Together do canal Comedy Central, o mesmo de South Park, era uma espécie de "reality show" (à la Big Brother) em desenho animado. A série tem um conteúdo orientado a adultos, dando muita ênfase a tópicos como homosexualidade. Aqui no Brasil, passava no canal pago Multishow com o nome de Casa Animada. Há 8 candidatos dentro da casa, a maioria paródia de personagens de jogos/revistas em quadrinhos. Abaixo, a lista dos personagens e a quem satirizam:

Casa Animada (Drawn Together)

  • Captain Hero / Capitão Herói (Super Homem)
  • Princess Clara / Princesa Clara (Branca de Neve / A Bela e a Fera)
  • Ling-Ling (Pikachu)
  • Foxxy Love / Chica Ximbica (Valerie de Josie and the Pussycats (Josie e as Gatinhas))
  • Spanky Ham / Onanias
  • Toot Braunstein (Betty Bong)
  • Wooldoor Sockbat / Imeia Delano (Bob Esponja)
  • Xandir Whifflebottom / Xande (Link)

Sobre Xande

Uma caricatura/sátira aos personagens de jogos de aventura como Link de The Legend of Zelda. Ele está em uma "busca sem fim para salvar sua namorada", uma sátira da Princesa Zelda e outras donzelas de jogos. Após um episódio que ele "sai do armário", Xandir passa a estar em uma "busca sem fim para salvar o seu namorado".

Para saber mais sobre a série: Wikipédia.

Agradecimentos a Carlos Alberto Squarzini pela informação.

 

Chiquititas

ChiquititasNo remake de 2013 da novela Chiquititas vemos uma criança vestida de Link durante a abertura.

Agradecimento a Aline Cunha, David Joab e todos os demais que avisaram dessa referência antes de atualizarmos a página.

 

Chowder

ChowderNo primeiro episódio, "A Torta de Maçã Polegar Rã" (The Froggy Apple Crumble Thumpkin), Mung Daal pede uma série de ingredientes a Chowder para preparar uma receita. Eles são mostrados como imagens passando em uma fração de segundo, de modo que é preciso reproduzir o vídeo em câmera lenta para ver um monte de fotos aleatórias. A última delas inclui copos de milk shake e de café, um controle de NES e... uma Triforce?

 

Chuck

ChuckNo episódio 14 da segunda temporada, o protagonista homônimo da série está conversando com Sarah e menciona que na infância costumava virar a noite com seu amigo Morgan jogando Zelda. Essa parte do diálogo ocorre aproximadamente na marca de 24:50 do episódio.

Agradecimentos a Salatiel José da Silva, que nos informou dessa referência.

 

Code Monkeys

Code MonkeysNo primeiro episódio, há uma Majora's Mask pendurada na parede do escritório de Steve Wozniak (Co-fundador da Apple), a qual ele chega a colocar na cara por um breve momento.

Veja aqui o episódio. A máscara aparece na marca de 7:40 do vídeo.

 

Dan Vs.

Dan Vs.No episódio "Dan Vs. The Dentist", quando Chris e Dan usam óculos de visão noturna para ver a ficha odontológica deste último. Entre os símbolos de aparência egípcia antiga que podem ser vistos, há uma Triforce.

 

Durango Kids

No início de uma cena deste filme de 1999, dois garotos estão empolgados jogando Ocarina of Time em uma estranha TV de tela redonda. Toda a euforia é devida a estarem entrando no Castelo de Ganon, já que aparentemente eles levaram três anos para conseguir esse feito.

O editor de som do filme provavelmente não conhecia muito de Zelda, pois deixou rolando a música que toca no interior de casas... ou quem sabe ele só queria um tema mais simpático para compôr a cena...

 

Frango Robô (Robot Chicken)

Frango Robô (Robot Chicken)No quinto episódio da terceira temporada, Link derrota Ganon e corre com animação para resgatar Zelda. Ela, por outro lado, se mostra entediada por já ter sido resgatada oito vezes, dando oito rupees ao herói e indo embora.

Assista ao vídeo

 

Fred Coquinho e a Ilha das Frutas (Coconut Fred's Fruit Salad Island)

Fred Coquinho e a Ilha das Frutas (Coconut Fred's Fruit Salad Island)No segundo segmento do episódio 11, "Sir Cocolot" (Sir Nutalot), Fred aperta um botão para transformar o mundo real em video game. Cada fruta vira um tipo de personagem, sendo que Bingo Cherry vira uma fada, que segundo Fred é "a personagem de ajuda", que os guia pelo jogo. Uma clara referência à Navi, de Ocarina of Time.

 

Gravity Falls: Um Verão de Mistérios

Gravity Falls: Um Verão de MistériosNo final do primeiro episódio, "Armadilha para Turistas" (Tourist Trap), Mabel pega um gancho de alpinismo fazendo uma pose que remete a Link erguendo um item, que por sinal lembra o tradicional Hookshot.

No episódio 13 da segunda temporada (Dungeons, Dungeons, and More Dungeons), Stan sente uma picada nas costas e dá um tapa; logo em seguida aparece uma fada esmagada dizendo: "Hey, look, listen", o que é uma clara referência à Navi de Ocarina of Time. O episódio interiro é recheado de referências a outros jogos e RPGs.

 

How I Met Your Mother

How I Met Your MotherNo penúltimo episódio da sétima temporada (The Magician's Code: Part 1), Marshal (Jason Segel) vai sacar dinheiro num caixa eletrônico, mas ele está tão bêbado que enxerga coisas completamente aleatórias na tela do terminal, incluindo um trecho do Zelda 1.

 

 

Jungle Wa Itsumo Hale Nochi Guu

Jungle Wa Itsumo Hale Nochi GuuNo nono episódio da temporada final dessa série de animação japonesa, os personagens vão parar dentro de um jogo chamado AmeQuest III (paródia de DragonQuest). Em meio a um cenário medieval, bem ao estilo RPG, surge uma fada guia que lembra nossa querida/odiada Navi (ou quem sabe a Tatl ou Ciela, já que é amarela).

Agradecimentos ao Lucas "Mestre Xu Tinussaco" Souza pela dica.

 

Kaizoku Sentai Gokaiger

Kaizoku Sentai GokaigerNesta série de Super Sentai (os heróis japoneses que no ocidente foram transformados nos Power Rangers), mais especificamente no arco final da história, surge O Maior Tesouro do Universo, uma relíquia muito parecida com a Triforce, com a diferença que ela é uma pirâmide em vez de um triângulo composto. Assim como a relíquia das deusas de Hyrule, o artefato de Gokaiger é capaz de realizar o desejo daquele que o possuir. Isso nos faz supor a inspiração, apesar da figura de três triângulos ser algo muito comum e mais antigo que Zelda no Japão.

Como adendo, os heróis são tematizados como piratas (embora possam assumir as formas de todos os sentais/rangers anteriores) e possuem um robô papagaio chamado Navi (!). Talvez uma coincidência, apenas, pois assim como a fada de Ocarina of Time, o nome é uma contração de "Navigator".

Agradecimentos a Yuri Lima e Gabriel Sarmento.

 

Kick Buttowski: Um Projeto de Dublê (Kick Buttowski: Suburban Daredevil)

Kick Buttowski: Um Projeto de Dublê (Kick Buttowski: Suburban Daredevil)No 10º episódio da segunda temporada, "Kyle 2.0", o Primo Kyle aparece com uma túnica muito similar a de Link em dois trechos rápidos.

 

 

MAD

MADCompetindo com Samus e Peach no episódio A Super Princesa dos Jogos (Gaming's Next Top Princess) está, como não poderia deixar de ser, a princesa Zelda. Ganondorf também aparece para fazer uma sessão de fotos com ela, momento em que a princesa também se veste de Sheik.

No episódio 31 (Minute to Flynn it), por um breve momento a cabeça de Clu se transforma na de Link, como efeito da "maquiagem digital" usada no filme Tron Legacy.

 

My Little Monster (Tonari no Kaibutsu-kun)

My Little Monster (Tonari no Kaibutsu-kun)Durante uma cena no episódio 8, os amigos de Haru pegam o galo Nagoya para "brincar de Zelda", erguendo a ave acima da cabeça. É um trecho bem curto e bem humorado, uma pequena e divertida homenagem.

Dica da Meg Duarte.

 

O Exterminador do Futuro: As Crônicas de Sarah Connor (Terminator: The Sarah Connor Chronicles)

Em um jantar com Sarah Connor, Andy Goodle conta que na faculdade ele e seus colegas de quarto hackearam Zelda 3 (A Link to the Past) para que a princesa dissesse falas engraçadas, tiradas de programas de TV reprisados.