Voltar ao topo

O que deveria haver em um remake de Majora's Mask, segundo a equipe HL

Há anos muitos de nós pedem: Nintendo, dê-nos um remake de Majora's Mask! O jogo, lançado originalmente há 14 anos, nunca foi tão popular como é no momento. E os produtores da série sabem atiçar esse desejo dos fãs: não confirmam, nem negam com todas as letras a possiblidade de dar às aventuras de Link em Termina o mesmo tratamento dado recentemnte a Ocarina of Time e The Wind Waker.

Mas vamos supor um cenário em que de fato seja lançada uma nova edição. Como visto nos dois últimos casos, o time de Eiji Aonuma não se preocupa em apenas dar uma repaginada nos gráficos. Um remake, para eles, é também uma oportunidade de se redimir de erros (as menções mais notáveis: a agilidade em colocar e retirar as Iron Boots no Water Temple de OoT e a navegação morosa em TWW) e adicionar pequenas melhorias. No sonho molhado de um fã, também pode ser a oportunidade de incluir material descartado por não ter dado tempo colocar na versão original, ou expandir o universo do jogo com outras ideias.

Seguindo a série de artigos "Segundo a Equipe HL", reunimos a opinião de alguns de nossos redatores para a seguinte questão: O que deveria ser acrescentado (ou removido) em Majora's Mask ao ser lançado um remake? E para complementar: em qual plataforma o jogo deveria sair?

Vejamos as respostas.

 

Guilherme Almeida

Plataforma: 3DS

Eu acharia legal que o jogo seguisse a mesma linha do remake de Ocarina of Time, pra 3DS. Além da melhora nos gráficos e nas músicas, o uso da segunda tela para mudança de itens seria excelente, junto com o uso do giroscópio do portátil.

Além de um Boss Rush - que incluiria os chefes de algumas sidequests - seria interessante ver um modo parecido com a Master Quest. Além das dungeons diferentes nesse modo, o comportamento de alguns personagens seria diferente em relação aos horários originais do Majora de 64, acrescentando um desafio a mais para o jogador.

Matheus Monteiro

Plataforma: Wii U

É fácil disseminar a ideia de que Majora's Mask tem tudo para ser o melhor jogo... e realmente tem! Porém, ele sempre será a sombra do melhor de todos os tempos, queira você ou não. O maior problema dele foi ser lançado a base de seu antecessor (e ter sido a resposta por uma aposta zoeira do Miyamoto) e a melhor coisa seria tratá-lo como The Wind Waker foi tratado: renovar em tudo. Dar ao jogo modelos mais elaborados e até mais sombrios com as capacidades do Wii U (imagina aquela Lua?!), uso do GamePad para os itens diversos e até na gestão de itens, mas, o mais importante de tudo, é fazê-lo diferente do que é Ocarina of Time. Ele só será verdadeiramente único depois que ele for tratado como único, e é a melhor coisa a ser acrescentado e removido neste jogo. Sim, Nintendo, você teve um destino terrível, não?

João Vitor Mascarenhas

Plataforma: 3DS

Penso que deveria ser adicionado algum conteúdo extra, nem que sejam minigames, sidequests ou alguma cutscene mesmo, detalhando mais a história. Também seria interessante atualizar alguns termos como aconteceu com o remake de A Link to the Past no Game Boy Advance (não sei se é necessário, mas é legal para conectar com outros jogos. Não havia tanto cuidado como atualmente nas traduções oficiais antigas).

É importante utilizar direito todos os recursos do portátil, inclusive o 3D. Ultimamente os recursos do 3DS estão lá como meramente ilustrativos, pois nem são utilizados, ou quando são é de qualquer jeito e sem graça. Também seria bom incluir uma Master Quest no cartucho do jogo, igual ao OoT 3D.

Angelo Mota

Plataforma: Wii U

Um remake em HD, para o Wii U, de Majora's Mask, deveria ter - acima de tudo - uma interação pesada com o GamePad, assim como aconteceu com o remake de The Wind Waker. O caderno dos Bombers, menus, utilização das máscaras, tudo isso poderia fornecer a melhor interação já criada para o GamePad, além claro de permitir postagens no Miiverse, mostrando aos outros usuários seu progresso na realização das missões dos Bombers enquanto completa todas as tarefas paralelas do jogo.

Eu não tiraria nada do jogo, assim como não colocaria também. Não queria uma dungeon nova no jogo, uma vez que ele é muito bem elaborado e todos os eventos colaboram para a criação de uma das tramas mais bem elaboradas da série, portanto não faria sentido tentar inchar a jogabilidade com dungeons que não fariam sentido na história. O que o jogo pode oferecer de melhor, em uma versão HD, é uma interação forte e inteligente com o GamePad e o Miiverse, e teríamos sem dúvida a melhor experiência já criada em um jogo da série Zelda.

Caio Oricchio

Plataforma: 3DS

O que eu quero desse remake é apenas a possibilidade de jogar Majora's Mask outra vez com uma atualização nos aspectos tecnológicos, por isso acho que o 3DS é a melhor plataforma no caso de um remake, assim como foi com Ocarina of Time 3D.

As rotinas dos NPCs e algumas side-quests ligadas às máscaras poderiam ser estendidas e modificadas em alguns aspectos, sem mudar a essência de cada mini-história, mas garantindo pequenas novidades para motivar o jogador a descobrir de novo os segredos e observar cada habitante de Termina.

E vou propor para a Nintendo que, inspirados pela vela rápida do Wind Waker HD, façam um Sonic Hood como se fosse um level 2 da Bunny Hood, que permite ao Link correr que nem um maluco por Termina, hehe.

Andy Henriques

Plataforma: 3DS

Tudo o que eu queria é que implementassem a função de save completo nas Owl Statues (para quem não sabe, elas criam um save temporário, que é apagado assim que o arquivo de jogo é aberto). Quem vai mal nos minigames acaba se prejudicando porque o tempo do jogo avança, e se você for resetar é preciso começar tudo de novo a partir do amanhecer do primeiro dia, desfazendo todas as ações.

Emanuel Sousa

Plataforma: 3DS

De um ponto de vista técnico e econômico, o 3DS parece ser a escolha óbvia para um possível remake. Tal como foi feito na era do Nintendo 64, teríamos aqui toda a base de engine e modelos 3D já feita, permitindo um desenvolvimento rápido e de menor custo — quem sabe novamnete um serviço "terceirizado" para a Grezzo, responsável por OoT 3D. Com isso, também ficamos com o time principal de Zelda praticamente livre para continuar trabalhando em jogos inéditos (sempre vejo gente reclamar de que remakes só atrasam coisas realmente novas).

Como desejo de fã... bem, sou um cara muito indeciso. Enxergo a beleza que seria o jogo no Wii U e ficaria muito feliz com um Majora's Mask HD com modelos e texturas inteiramente retrabalhados. Da mesma forma, jogaria no 3DS com um enorme sorriso.

Quanto às mudanças, o que eu observo das experiências decorridas é a preocupação da Nintendo em tornar seus jogos mais inclusivos. Alguns podem enxergar isso como minar a dificuldade, mas não é bem assim. O genial sistema de tempo do jogo é um dos maiores responsáveis por afugentar pessoas dessa incursão da série Zelda. Da mesma forma que a velocidade de velejo no TWW foi aprimorada (de modo inteiramente opcional, o que é excelente), eu consigo imaginar a Inverted Song of Time fazendo o tempo passar ainda mais devagar, e o banco de Clock Town se expandindo para uma função de guarda-volumes (ou ainda: bem capaz que a perda de flechas, bombas e outros fosse logo removida de vez).

De forma mais pessoal, eu desejo mais reações únicas a cada máscara. Eu desejo melhor aproveitamento de algumas máscaras. Eu desejo mais máscaras! A alma desse jogo (e o que o torna o meu favorito) é a amplitude de sidequests e as máscaras associadas. É um recurso extremamente criativo e quanto mais tiver, melhor. Os pedaços de coração mais largados pelo campo porderiam facilmente ser realocados para criar recompensas motivadoras às novas missões. A volta da brilhante função social da Pictobox usada em TWW HD é obrigatória.

Também quero um modo especial para jogar com o Ting- ok, talvez isso já seja um pouco demais.


E você? O que esperaria e/ou deseja de um possível remake de Majora's Mask? Wii U ou 3DS? Junte-se à discussão e deixe seus pensamentos nos comentários!

Sigam-me os bons! Mais conhecido como Chapo por essas bandas. Normalmente o culpado por toda a parte gráfica e gerenciamento do conteúdo do site, sempre tendo novas ideias e falhando em organizar tempo para executá-las.

Comentários

  • Popular
  • Recente
  • Enquete
Nos dias 09 a 13 de outubro de 2019, ocorreu a 12ª edição da...
seg, 21/10/2019 - 21:01
Nós do Hyrule Legends, juntamente com o site do Zelda Univer...
dom, 06/10/2019 - 16:44
Ano passado, durante a Brasil Game Show 2018, Nintendo marco...
sab, 28/09/2019 - 21:40
A Nintendo, através de seus canais oficiais no YouTube, lanç...
qui, 12/09/2019 - 11:45
O que mais te empolgou em Breath of The Wild?