Voltar ao topo

Heróis por trás da Triforce: Impa

As lendas sempre nos contam as histórias do herói corajoso, da princesa sábia e do lorde das trevas poderoso. O herói consegue superar o mal e restabelecer a paz junto com a ajuda dos triângulos dourados…

O que as lendas não contam é que o herói não fez tudo isso sozinho. Seja bem-vindo à série “Heróis por trás da Triforce”, um conjunto de textos no qual apresentaremos personagens tão corajosos e heroicos quanto Link, mas que as lendas não contam. Cuidado! Os textos podem conter informações das lendas que você ainda não conhece.

Impa, a sheikah

Seja em tempos de paz ou de guerra, Hyrule conta com a sabedoria da princesa Zelda para guiar seu reino e escolhendo o melhor caminho para a situação atual. Todavia, a princesa não atua sozinha e sempre obtém a ajuda de sua conselheira, Impa. Pertencente a tribo sheikah, que foi escolhida para proteger os membros da família real de Hyrule.

A sheikah aparece em sete jogos da série, aparecendo àss vezes como uma guerreira, e outras vezes como uma anciã. Independente da forma, Impa mostra ser bastante leal à princesa, curioso que a detentora da triforça da sabedoria é sempre acompanhada dessa sábia figura. Além disso, não é só Zelda que desfruta de tal conhecimento: Em vários jogos, Link recebe os conselhos de Impa para conseguir avançar em sua aventura.

As aparições da conselheira

Embora não apareça nos jogos, Impa já é citada pelos manuais de Zelda I e II. No primeiro jogo, a conselheira é enviada por Zelda assim que as forças de Ganon invadem Hyrule para procurar o herói que poderia salvar todos. Eventualmente, Impa é capturada pelas forças do mal, mas é salva por um garoto e descobre que era exatamente por ele que a princesa estava procurando. O resto da história, já sabemos…

No segundo jogo, Link é quem procura por Impa após uma “estranha” marca de triângulos dourados aparecer em sua mão. Ao ver a marca da Triforce, Impa leva o herói até o palácio onde se encontra a princesa Zelda, de gerações atrás, dormente devido a um feitiço. Após contar a história da tragédia da princesa, Link recebe os seis cristais e parte em busca da Triforce da Coragem para despertá-la.

A primeira aparição de Impa em um jogo foi em Ocarina of Time. Após apresentar-se a Link quando o mesmo conhece Zelda no jardim, Impa ensina a canção Zelda’s Lullaby na ocarina. Após Ganondorf tomar posse do castelo, Impa foge com a princesa Zelda para deixá-la a salvo.

Impa então mostra pela primeira vez seu lado de guerreira: Além de treinar Zelda, que vive sob o nome de Sheik (que pode ter sido ideia de Impa, por ser da linhagem sheikah), libertou Kakariko Village - uma cidade que foi fundada pela sua tribo - de Ganondorf, deixando-a livre para o povo. A conselheira real também partiu para o Shadow Temple na mesma cidade para selar uma criatura que despertou. Após derrotar Bongo-bongo, Link encontra-se com Impa que desperta como Sage of Shadow.

Na série Oracles, Impa aparece como uma forte conselheira de Zelda. No caso do Ages, é enviada pela princesa para levar Nayru para Hyrule, porém é interrompida por Veran, que acaba sequestrando Nayru. Já no Seasons, Impa é enviada dessa vez para encontrar Din, que por sua vez é sequestrada por Onox. Independente do caso, resta a Impa a confiar em Link para conseguir solucionar tudo isso.

Após alguns jogos sem sua aparição, Impa volta triunfante em Skyward Sword, mostrando sua face sábia e guerreira. A pedido da deusa Hylia, Impa é encarregada de proteger sua próxima incarnação - Zelda - e relembrá-la de quem ela realmente eral . Após encontrar a garota e serem perseguidas por Ghirahim, Impa e Zelda voltam para o passado para cuidar do selo de Demise. Enquanto isso, no futuro, Impa orienta Link para que ele consiga abrir o Gate of Time.

Após derrotarem Ghirahim no passado, Impa diz para Link e Zelda não se preocuparem, pois se veriam novamente. Após passar pelo Gates of Time, a velha Impa esta lá, aguardando os heróis. Nenhuma personagem conseguiu tal façanha, ajudando os protagonistas ao mesmo tempo, porém em períodos diferentes.

Em Link Between Worlds, Impa volta a aparecer como uma conselheira real e sábia de seu tempo. Acaba sendo sequestrada por Yuga, que a transforma num quadro e prende em um templo em Lorule. Eventualmente, é salva por Link e, com os outros sábios, ajuda o herói a despertar a Triforce da Coragem.

Sem Impa, sem Triforce

Embora não apareça em todos os jogos, é visível que, mesmo naqueles em que Impa é citada somente nos manuais, a guerreira-sábia tem uma importante participação na história de Hyrule. Além de proteger a princesa e seguir suas ordens, Impa também serve como uma grande conselheira para Link.

Mesmo portadora da Triforce da Sabedoria, Zelda provavelmente não desempenharia seu papel de princesa com excelência se não tivesse Impa do seu lado - Até o próprio Miyamoto comenta no Hyrule Historia que os conceitos iniciais do jogo eram sobre Zelda-Link-Impa, ao invés de Zelda-Link-Ganondorf, como é convencionado atualmente. O mesmo podemos dizer de Link e sua bravura, que nada adiantariam sem as direções apontadas pela sheikah. É impossível imaginar um Skyward Sword ou Ocarina of Time sem sua participação, tornando Impa uma das responsáveis pelas lendas terminarem em um final feliz.

Mago das palavras e defensor do brócolis com filé de frango, vê Waluigi como um exemplo de vida a ser seguido

Comentários

  • Popular
  • Recente
  • Enquete
YouTube Olá, treinadores! Hoje no sidecast Samir Fraiha (Tw...
sex, 09/08/2019 - 11:32
Em Julho de 2018, o presidente da Inti Creates, Takuya Aizu,...
ter, 23/07/2019 - 20:27
O Jogo Véio tem como um de seus carros-chefes as revistas t...
sex, 12/07/2019 - 17:34
Começando nessa sexta-feira, dia 12/07, o grupo TheSpeedGam...
ter, 09/07/2019 - 23:03
O que mais te empolgou em Breath of The Wild?