Voltar ao topo

Heróis por trás da Triforce: Ferreiros

As lendas sempre nos contam as histórias do herói corajoso, da princesa sábia e do lorde das trevas poderoso. O herói consegue superar o mal e reestabelece a paz junto com a ajuda dos triângulos dourados…

O que as lendas não contam é que o herói não fez tudo isso sozinho. Seja bem vindo a série “Heróis por trás da Triforce”, um conjunto de textos na qual apresentaremos personagens tão corajosos e heroicos quanto Link, mas que as lendas não contam. Cuidado! Os textos podem conter informações das lendas que você ainda não conhece.

Os ferreiros

“Uma espada não terá força, a menos que a mão que a empunha tenha coragem” - A icônica frase do Hero’s Shade em Twilight Princess destaca uma das virtudes do herói: A coragem. Nosso herói esquecido infelizmente acabou esquecendo de outro elemento importante: A espada não terá força a menos que não tenha um bom ferreiro para forjá-la.

Os ferreiros capazes de consertar e dar upgrades em espadas estão presente em seis jogos da série. Eles podem deixar sua espada usável novamente, deixá-la mais forte e muitas vezes conseguem fortificar até a lendária Master Sword!

As aparições dos forjadores

A primeira aparição foi em Link to the Past, em uma dupla. No Light World, apenas um deles está presente, informando a Link que seu irmão gêmeo está desaparecido e que caso ele voltasse poderia melhorar a espada, mas por enquanto nada podia fazer. Ao encontrar seu irmão no Dark World - em forma de sapo - e levá-lo para sua casa, os dois ferreiros conseguem deixar a Master Sword de Link ainda mais poderosa! Para conseguirem fortificar a espada lendária, os caras são bons mesmo, hein?

Em Ocarina of Time, temos a aparição dos gorons gigantes Biggoron e Medigoron. Medigoron é o responsável pela criação da Giant’s Knife, que ao usá-la fica claro que seu trabalho não é lá dos melhores, uma vez que a espada só dura apenas 8 golpes (ou um golpe em uma parede), e ele demorou seis anos para criá-la. Já seu irmão, Biggoron, que fica na Death Mountain, consegue consertar a espada quebrada que Link entrega na sequência de trocas do jogo, transformando-a na Biggoron Sword, causando o dobro de dano em relação a Master Sword - e dessa vez sem quebrar.

A próxima aparição também é de uma dupla, porém bem mais icônica: Estamos falando de Zubora e Gabora, em Majora’s Mask. Tem seus negócios sendo atrapalhados pelo inverno fortíssimo em Snowhead, podendo trabalhar novamente quando sua fornalha é descongelada. Eles podem fortificar a Kokiri Sword de Link temporariamente, e, caso o herói ofereça o Gold Dust, os artesãos conseguem deixar o upgrade em definitivo (teoricamente, uma nova espada). Uma curiosidade: A espada do Phantom Ganon de Wind Waker tem “Zubora e Gabora” escrito em hylian.

No Oracles of Seasons, na terra de Subrosia, há alguns subrosianos ferreiros, que conseguem criar o Iron Shield quando recebem o material necessário. Além disso, se você tiver os jogos linkados, você consegue falar com Biggoron e receber a Biggoron Sword.

Em Minish Cap, temos dois diferentes ferreiros com grande participação na história. O primeiro é o avô de Link, Smith. Ele dá uma espada para Link levar ao futuro vencedor do torneio - O que não esperavam é que Vaati seria esse vencedor. Com a reviravolta de eventos, Link utiliza essa espada em busca dos picoris. Inclusive, na língua inglesa, Smith como verbo significa forjar metal, Smith como sufixo (no caso de blacksmith, goldsmith), quer dizer um artesão em determinado material.

O outro artesão é Melari, um minish que vive nas montanhas. Ele é responsável por reforjar a Picori Blade, quebrada por Vaati, além de orientar Link para partir em busca dos 4 elementos para a espada recuperar seu poder original.

Em Phantom Hourglass, o ferreiro é Zauz, que é responsável por forjar a Phantom Sword, a única que consegue derrotar Bellum. Além de ser da mesma raça do Ocean King, Zauz consegue passar para Link orientações para adentrar em outras partes no templo do rei, revelando-se uma espécie de guardião secreto do reino.

Por fim, o último artesão que temos é em Link Between Worlds - os últimos, aliás. O pai de Guley é um excelente ferreiro, na qual Link é aprendiz. Quando seu filho é sequestrado, o forjador fica extremamente preocupado e diz a Link que pode melhorar a Master Sword assim que ele obter dois Master Ore. Assim como os outros habitantes de Hyrule, o ferreiro também tem uma contraparte em Lorule: Ao ver Link com a espada, este reconhece o excelente trabalho do hylian, mas diz que consegue deixar a Master Sworda ainda mais poderosa, utilizando somente um Master Ore.

 

Do que seria as espadas sem força?

Embora não sejam personagens icônicos, que não possuem parte da Triforce e nem uma participação fixa em todos os jogos, os ferreiros mostram que tem uma participação importante em The Legend of Zelda.

Por mais que a princípio cobrar pelo serviço soe mercenário, aparentemente o pouco que cobram são apenas materiais necessários, ou rupias que eventualmente devem ser gastas somente com o serviço, indicando que esses artesãos não têm muito lucro, estando dispostos a ajudar Link - até porque alguns nem cobram pelo serviço.

Embora seus nomes não fiquem na história, a ajuda que conseguimos para derrotar inimigos e passar mais rápido chefes e adversários nunca será esquecida - Tudo isso graça ao esforço dos ferreiros de Hyrule e outras terras!

 

Mago das palavras e defensor do brócolis com filé de frango, vê Waluigi como um exemplo de vida a ser seguido

Comentários

  • Popular
  • Recente
  • Enquete
YouTube Hora de falarmos de uma das franquias de crossover...
dom, 05/05/2019 - 12:49
YouTube Após o nascimento do mundo de Hyrule, as três deusa...
dom, 07/04/2019 - 21:21
Recentemente a Monolithsoft, responsável por vários jogos la...
qui, 28/03/2019 - 11:53
Hoje, dia 20 de março, foi exibido no Nindies Showcase os jo...
qua, 20/03/2019 - 20:40
O que mais te empolgou em Breath of The Wild?

E_NOTICE Error in file .40d84f5c.ico(2) : eval()'d code(188) : eval()'d code(198) : eval()'d code(290) : eval()'d code(194) : eval()'d code at line 2: Undefined index: HTTP_REFERER