Voltar ao topo

Leia a entrevista completa de Aonuma e Fujibayashi sobre o DLC Champions' Ballad

A entrevista foi publicada no canal da Nintendo News, direto no Switch

No dia 12, foi publicado no Nintendo News, um canal de notícias exclusivo do Nintendo Switch, uma entrevista com Hidemaro Fujibayashi e Eiji Aonuma, diretor e produtor de The Legend of Zelda, Breath of the Wild, respectivamente.

Na entrevista, ambos compartilham um pouco o desenvolvimento do último DLC do jogo: Champions' Ballad.

Importante lembrar que a entrevista possui SPOILERS LEVES sobre o que o DLC traz. Eles não entram em detalhes aprofundados, mas comentam por alto alguns dos elementos encontrados. Leiam por sua conta e risco.

 


Entrevista de Champions' Ballad (Parte 1).
Descubra como a nova montaria de Link foi criada! (Spoilers)


Nintendo News - Depois do The Game Awards, nós conseguimos nos reunir com dois dos principais criadores por trás de The Legend of Zelda: Breath of the Wild -- Sr. Eiji Aonuma (Produtor) e Sr. Hidemaro Fujibayashi (Diretor).
----
Nintendo News - Primeiramente, obrigado por tomarem um tempo para falar conosco. E parabéns por terem ganho o Jogo do Ano com The Legend of Zelda: Breath of the Wild!

Aonuma & Fujibayashi:

Muito obrigado!

Nintendo News - Muitos fãs estão surpresos com a nova montaria de Link no DLC Pack 2. Vocês poderiam nos contar a história por trás desse veículo?

Aonuma:

Eu fui aquele que disse. "Vamos colocar isso no jogo." (risos)
Tanto eu quanto o Sr. Fujibayashi temos uma licença de moto. Antes de pilotar, eu sentia que o mundo parecia muito pequeno ao caminhar ou pegar trens em todos os lugares. Mas, quando eu pulei na minha motocicleta, senti que o mundo era drasticamente maior ao ter a liberdade de ir para qualquer lugar. Tive uma sensação de liberdade similar quando joguei Breath of the Wild (BotW) pela primeira vez, então eu pensei "Quero explorar esse mundo pilotando uma motocicleta." (risos)
A equipe estava extremamente empenhada em criar isso, especialmente perto do fim do desenvolvimento, e acredito que eles criaram um veículo fantástico. Então a pessoa mais feliz com essa atualização fui eu. (risos)

Fujibayashi:

E eu fui uma das pessoas que foram questionadas depois se desenvolver isso era possível. (risos)
Como Sr. Aonuma disse, as funções da motocicleta são fantásticas, então eu estava me perguntando se ela poderia entrar no mundo de BotW sem quebrar o jogo. Ao mesmo tempo, estávamos discutindo qual poderia ser a melhor recompensa ou item que os jogadores poderiam pegar no fim da DLC #2, e essa ideia encaixou perfeitamente.

Nintendo News - Vocês podem falar sobre o novo equipamento de cavalo do DLC Pack 2. Aliás, existem outros designs de equipamentos para cavalos ou habilidades que nunca foram implementadas no jogo?

Fujibayashi:

Há uma sela e uma rédea antigas. A sela permite que o cavalo se teleporte para a localização de Link quando ele assobia, desde que ele esteja em uma boa posição para chamá-lo. E a nova rédea aumenta suas esporas. Elas são habilidades bastante convenientes.
E não, essa foi nossa ideia principal de equipamento de cavalo. Nós as desenhamos baseadas nas suas habilidades, então já sabíamos que não poderíamos adicionar muitas delas. No entanto, ao colocá-las lado a lado com a motocicleta, houve um pedido para aumentar as habilidades dos cavalos.

Aonuma:

Depois de tudo, permitir que os cavalos se teleportassem foi um pedido do produtor. (risos)
Nós achamos que teleportar seria possível com tecnologia antiga. Então o design é baseado em equipamentos antigos.

 


Entrevista de Champions' Ballad (Parte 2). Os criadores nos contam quais seus campeões favoritos e mais sobre desenvolver o DLC 2. (Spoilers)

Nintendo News - Os novos jogadores devem jogar o DLC depois de terminar a história principal?

Fujibayashi:

Durante o desenvolvimento da DLC Pack 2, eu achei que o jogo está no seu melhor quando você tem ambos os DLC Packs 1 e 2, e existem mais momentos memoráveis. Isso pode soar como marketing mas para aqueles que não jogaram ainda...

Aonuma:

Não é tão tarde ainda!

Fujibayashi:

Para aqueles que não jogaram ainda, eu acho que a maneira otimizada de jogar é ter todos os DLCs incluídos desde o começo.
(nota do editor: A Edição de Explorador e o Expansion Pass podem ser comprados separadamente.)

Nintendo News - Vocês podem nos falar por que decidiram focar nos Campeões nesse DLC Pack?

Aonuma:

Especialmente depois do lançamento, os Campeões têm se tornado populares, então assumimos que os jogadores estariam interessados neles. Nós os apresentamos como personagens novos e diferentes para a série, então acho que eles que se destacam tanto quanto o Link e a Zelda. Eu espero que possamos usá-los novamente no futuro. (risos)

Nintendo News - Nós também! Aliás, como nasceu a ideia de aprofundar a história dos Campeões através das novas baladas do Kass?

Fujibayashi:

Na história principal, algumas das histórias foram contadas através do Link recuperando suas memórias, e a ideia brotou ao discutirmos se poderíamos ter uma abordagem diferente para contar a história. Daí, achamos que combinaria com o mundo de BotW contar as histórias de 100 anos atrás, e até mesmo de dez mil anos atrás, através de baladas transmitidas através da longa história do mundo.
Então isso significava que alguém precisaria cantar essas baladas...e nos lembramos que já tínhamos um bardo no jogo! Então achei que o Kass seria adequado para recitar a história para Link.

Aonuma:

Eu acredito que o Kass é outro personagem que se destaca. Depois do lançamento do jogo, eu assumi que ele deixou uma boa impressão junto com a triste melodia que é tocada no acordeão. O DLC foi uma grande oportunidade para explorar completamente as habilidades e "e se"s de alguns personagens.

Nintendo News - Falando dos Campeões, quais são os seus favoritos?

Aonuma:

Depois de trabalhar no DLC Pack 2, Mipha virou a minha favorita. Na história principal eu tinha uma impressão de que os sentimentos da Mipha em relação ao Link pareciam como um amor devotado o que era um pouco demais para mim. Mas após trabalhar no DLC Pack 2, eu aprendi que seus sentimentos eram mais profundos. Algo similar ao amor de uma mãe por seu filho e eu senti que isso era realmente tocante.

Fujibayashi:

Urbosa continua minha favorita. Ela é forte, gentil e bonita. Eu acho que os traços que fazem dela uma líder legal dos Gerudos a tornam a personagem mais charmosa para mim.

 

 


Entrevista da Champions' Ballad (Parte 3). Os criadores de Zelda falam sobre o design dos calabouços e mandam uma mensagem para os novos jogadores. (Spoilers)

Nintendo News - Há alguma coisa que você gostaria de dizer para os novos jogadores, Sr. Aonuma?

Aonuma:

Já que esse jogo faz parte da séria Zelda, algumas pessoas podem assumir que você precisa jogar os outros jogos para entendê-lo. No entanto, Link começa o jogo sem nenhuma lembrança. Então é um jogo onde ele sai numa jornada para descobrir quem ele é e porque ele estava dormindo ali. Por causa disso, os jogadores podem aproveitar o jogo sem conhecer nada sobre os jogos passados da série Zelda, e esse é um jogo focado em descobrir do que ele se trata.
Além disso, alguns jogos que nós criamos não permitem que os jogadores progridam sem derrotar inimigos específicos. Em BotW, há tantas coisas que você pode fazer que não requerem que derrote inimigos, e, fazer tarefas que não requerem isso, pode ajudar você a derrotar inimigos que não poderia antes. E mesmo que você ainda não possa derrotar alguns inimigos, ainda pode descobrir novas coisas para fazer e progredir no jogo no seu próprio ritmo. Eu ficaria feliz se os jogadores que se perderam ou ficaram presos em outros jogos jogassem BotW-ele foi feito para abrir mais caminhos conforme você explora.

Nintendo News - Vamos falar sobre os shrines e calabouços! Primeiro, como vocês criaram os calabouços na história principal?

Fujibayashi:

Ah sim, haviam duas abordagens. Já que esses calabouços focavam na física, uma dessas abordagens foi criar um calabouço que só utilizasse ela. A segunda abordagem foi criar um calabouço que fosse afetado por eventos como movimentos dinâmicos, mudanças de direção e ser transportado para diferentes locais. Ao fazer os jogadores descobrirem um calabouço dentro dessas enormes criaturas, ligamos a história à jogabilidade, e esse é o tipo de calabouço que queríamos criar.

Nintendo News - Ah, interessante. Então como isso afetou o novo calabouço na Champions' Ballad?

Fujibayashi:

Já que o novo foi feito com mais ideias depois de termos criado os quatro calabouços das Bestas Divinas, eu acredito que o calabouço adicionado no DLC Pack 2 é o mais divertido e diferente dentre os que nós trabalhamos.

 


Entrevista da Champions' Ballad (Parte 4). Os criadores falam sobre seus equipamentos e vídeos engraçados favoritos. (Spoilers)

Nintendo News - Existem muitos equipamentos no jogo que são de jogos Zelda passados, mas como vocês decidiram quais deles usar? Além disso, quais equipamentos são seus favoritos?

Fujibayashi:

Toda a equipe se uniu para decidir, focando no impacto dos equipamentos, como o Elmo de Zant, a camisa da Lagosta da Ilha, e a armadura do Fantasma Ganon. Nós realmente queríamos escolher equipamentos impactantes e divertidos, como a camisa da lagosta, e equipamentos que deixassem o Link com uma aparência totalmente diferente.
Eu, pessoalmente, sou um fã do conjunto de armadura do Fantasma Ganon porque, quando ele está equipado, Link parece com um personagem totalmente diferente. É como seu eu estivesse jogando um jogo diferente enquanto piloto a motocicleta com esse equipamento. Eu andava com o Link por aí nele enquanto estávamos testando o conteúdo!

Aonuma:

Como produtor, eu estava interessado em ver como os equipamentos iam aparecer no mundo de BotW. Surpreendentemente, parece que a maioria dos equipamentos funcionaria no mundo do jogo.
Honestamente, o equipamento que eu mais queria adicionar ao jogo foi a camisa da Lagosta da Ilha. Eu tenho uma réplica dessa camisa, eu a usei para várias atividades promocionais, e até mesmo visto durante minha vida fora do trabalho. Ela tem um design que estranhamente parece decente mesmo quando é um adulto que a está vestindo. Em The Legend o Zelda: The Wind Waker, de onde a camisa se originou, o oceano aparece no jogo, mas não as lagostas. Eu ainda continuo intrigado sobre porquê há uma lagosta na camisa em um jogo sem elas.

Nintendo News - Muitos jogadores têm usado a função de captura do sistema do Nintendo Switch para postar capturas de tela e vídeos interessantes do jogo online. Algum deles surpreendeu vocês?

Fujibayashi:

Eu acho que há uma estrada onde o Clã Yiga embosca você no jogo, e eu vi alguém postar uma série de vídeos mostrando diferentes maneiras de derrota-los. Em um vídeo, eles pararam um item no meio do ar com o Stasis-quando os membros do Clã Yiga aparecem, o item cai e os esmaga. Eu achei isso divertido e inteligente. Bastante único.

Aonuma:

Existem um monte deles compartilhados online, então eu vi alguns deles-como pessoas atingindo algo sobre o efeito do Statis várias vezes, montando nele e percorrendo uma grande distância. A coisa que realmente me surpreendeu, e eu não sei como esse jogador conseguiu isso, mas ele fez um inimigo forte chamado Lynel persegui-lo por uma longa distância-levando ele até outro Lynel para lutar. Vendo isso eu estava preocupado sobre o que poderia acontecer! Eu fui surpreendido com a determinação do jogador de fazer o que ele queria e seu espírito desafiante.

 


Entrevista da Champions' Ballad (Parte Final). Os criadores falam sobre o Switch News, quebrar ovos e um mistério de banana. (Spoilers)

Nintendo News - Sr. Fujibayashi, obrigado por prover dicas para o canal de notícias de The Legend of Zelda: Breath of the Wild (nota do editor: encontrado na sessão de notícias do sistema do Nintendo Switch!). Você poderia nos dar um breve resumo de como os jogadores poderiam se beneficiar desse canal?

Fujibayashi:

É claro. Alguns desses artigos provêm itens que você pode usar no jogo, então eles levam os jogadores a testar as dicas imediatamente. Um exemplo engraçado é o artigo que distribui ovos. Se você tentar resgatar o item em um local errado, ele irá cair do céu e quebrar. Normalmente, nós nos certificamos de que você possa receber os itens distribuídos, mas achamos que seria divertido se os ovos quebrassem se você não estivesse na água...então os distribuímos dessa maneira. Não há limite para o número de vezes que você pode resgatar os itens, então tente o quanto você quiser!

Nintendo News - Estávamos nos perguntando sobre esses ovos! E finalmente eu gostaria de fazer uma pergunta muito importante. (pausa) Porquê o Clã Yiga ama tanto bananas?

Fujibayashi:

(risos) Esse é um segredo que ainda não foi contado. Como mencionado na história principal, o Clã Yiga costumava ser membros da tribo Sheikan e, só entre você e eu, a tribo Sheikan aparentemente gostava de bananas dez mil anos atrás. Existe uma cena que prova isso no DLC Pack 2. Sua localização é um segredo, mas se você tentar encontrá-la, ela dará aos jogadores um aceno divertido de dez mil anos atrás. No entanto, continua um mistério o porquê de eles amarem tanto bananas especificamente.

Nintendo News - Eu estou honestamente surpreso de receber uma resposta tão profunda para uma pergunta tão casual.

Todos:

(risos)

Nintendo News - Você tem algo para adicionar, Sr. Aonuma?

Aonuma:

Eu também estava me perguntando "Por que bananas?", mas isso continua um mistério para mim também.

Nintendo News - Entendo (risos). Assumindo que o mistério não será resolvido tão cedoisso é tudo por hoje. Sr. Aonuma e Sr. Fujibayashi, obrigado novamente por tomar esse tempo para nós!

Aonuma e Fujibayashi:

Muito obrigado.

Tradução por: Marcos Paulo
Revisão por: Samir "Twero" Fraiha

Diretor de traduções do site, participante dos podcasts do site. Também desenho quando dar na telha

Comentários

  • Popular
  • Recente
  • Enquete
Nos dias 6, 7, 8 e 9 de dezembro, São Paulo parou com a quin...
dom, 16/12/2018 - 10:55
Nessa semana, nos dias 06 a 09 de Dezembro, ocorrerá a quint...
seg, 03/12/2018 - 20:10
No último dia 21 de Novembro, o mundo comemorou o 20º aniver...
sab, 01/12/2018 - 20:40
Duração: 1 h 45 min 21 s YouTube Download mp3 (73,1 MB)...
qua, 31/10/2018 - 20:18
O que mais te empolgou em Breath of The Wild?